MacauNotíciasSociedade

​Macau divulga app de apoio e prevenção a desastres naturais

A Direção dos Serviços de Cartografia e Cadastro (DSCC), vinculada ao Governo da Região Administrativa Especial de Macau, lançou uma aplicação para Android e IoS que permite aos utilizadores ter acesso a informações sobre tempestades, inundações e outros eventos naturais. A aplicação chama-se “GeoGuide para Emergências” e tem versões em chinês tradicional, chinês simplificado, português e inglês, podendo ser utilizada tanto por locais quanto por turistas que visitam a região.

 

Aplicação está disponível para download gratuito (Imagem: Reprodução DSCC)

O sudeste asiático é conhecido por ser uma região de tempestades tropicais e Macau – localizada na costa sul da China, entre Vietnã, Filipinas e Taiwan – não é exceção. Nos meses de verão as monções são mais intensas, com presença de tufões, ciclones, trovoadas e chuvas fortes que acarretam cheias.

Veja também

Maquista úndi vôs ta vai? A regeneração do patuá de Macau

Esta app vai te ajudar a ter uma horta orgânica em casa

 

Além de previsões sobre as inundações e diferentes escalas de tempestades – permitidas graças ao apoio dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos – e das informações sobre linhas de emergência e estratégias de fuga em caso de necessidade – garantidos pelo apoio dos Serviços de Polícia Unitários -, a aplicação ainda disponibiliza a localização dos Centros de Acolhimento de Emergência e outras estruturas importantes como hospitais, bombeiros e locais de encontro para possíveis evacuações. Tudo é disponibilizado online e offline, dispensando a necessidade de conexão constante com a Internet, que pode falhar em caso de eventos naturais.

 

Enquanto online, os níveis de alerta de tempestades são atualizados em tempo real na parte chamada “Storm Surge”. Os demais dados são disponibilizados offline. A aplicação é gratuita.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.