CulturaEconomiaEducaçãoSociedade

7 Cursos para experimentar novos caminhos na vida

 

(Imagem: Reprodução Shopify)

 

Cansou dos cursos convencionais que normalmente as universidades oferecem? Se você olha para o futuro e não consegue imaginar quem são os profissionais que vão lidar com a nova realidade que se desdobra, atenção: é possível que você seja uma dessas pessoas.

 

Se você quer estudar algo que seja ao mesmo tempo diferente, interessante e necessário no que diz respeito aos novos desafios do mundo de trabalho globalizado, está na hora de buscar uma alternativa. E existem muitas! Não é preciso abandonar uma formação tradicional, ao contrário, existe uma tendência de que novos profissionais terão mais de uma expertise.

 

A prática de uma profissão para toda a vida tornou-se um modelo ultrapassado. Hoje exigem-se profissionais transversais capazes de adquirir e aplicar competências das mais diversas áreas nas mais distintas situações. A educação e o trabalho são processos contínuos, estimulantes e essenciais ao desenvolvimento de sociedades participativas e competitivas.

 

Selecionamos 7 cursos que seguem essa forma de pensar. Conheça as nossas sugestões e decida a sua nova vida.

 

 

Nome do curso – Criação de Arte Interativa

 

(Imagem: Reprodução Info Escola)

 

Apresentação – O curso explora as vertentes relacionadas ao Game Design, ao Creative Coding e à Geração Algorítmica. São três grandes pilares: multimídia do som, imagem e sistema. Tudo para elaborar uma reflexão e uma prática sobre os limites da interação e da interatividade como formas de criação artística. Pretende desenvolver uma metodologia associada à pesquisa, à gravação, ao tratamento e à edição de conteúdos visuais e sonoros, com alicerce em um componente de informática. O objetivo é sensibilizar os estudantes para o diálogo produtivo entre as artes analógicas e os meios digitais. Procura, dessa forma, consolidar conhecimentos ao nível da computação e da cultura visual, objetivando a elaboração de objetos transdisciplinares que dinamizem tanto os espaços reais como os espaços virtuais.

Futuro – O mundo virtual é o futuro. É fundamental encontrar e explorar as ferramentas teóricas e práticas que possibilitem a sua expansão no mercado e na indústria criativas.

Saídas profissionais – Integrar equipes que trabalham na próspera indústria do Gaming, criando jogos online e para videogames, trabalhar com agências de publicidade e produtoras de vídeo e cinema, contribuir para o desenvolvimento de software e de soluções web bem como para a dinamização de empresas que se dedicam à criação de videogames.

Funções a desempenhar – Pesquisar, gravar, tratar e editar som e imagem são as principais ocupações. Também poderá desempenhar tarefas relacionadas com a programação interativa.

 

 

Nome do curso – Pós-Graduação em E-commerce

 

(Imagem: Reprodução Retail Loyalty)

 

Apresentação – Gigantes como as norte-americanas Amazon e Ebay ou a chinesa Alibaba são plataformas de comércio digital que mobilizam a economia mundial, investindo profundamente na evolução tecnológica e na formação multidisciplinar dos seus profissionais. Este curso foi pensado em todos aqueles que estão interessados em desenvolver projetos relacionados com o e-commerce – como, por exemplo, a criação de um site de vendas ou de uma loja online, inspirando-se de um ponto de vista teórico e prático nas áreas do Marketing, da Publicidade, da Gestão, da Automação ou do Direito Digital. Esta pós-graduação visa, ainda, a aquisição de competências ao nível da gestão das redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram), do domínio das várias plataformas de comércio digital (WooCommerce e Shopify), da interpretação de dados em matéria de gestão de negócio, além da aplicação de estratégias de Marketing voltadas ao aumento do consumo e das margens de lucro empresariais.

Futuro – O comércio eletrônico vem crescendo e se desenvolvendo rapidamente. Vendas online e em negócios de empreendedorismo virtuais são as novas oportunidades. A tecnologia faz parte da sociedade e, por isso, é necessário adaptar as oportunidades de carreira aos hábitos de consumo urbanos.

Saídas profissionais – Gestor de redes sociais, analista de performance, gerente de negócios e-commerce.

Funções a desempenhar – Trabalhos que envolvam noções de tecnologia avançada, adaptadas às vendas online; estratégias de marketing direcionadas para o comércio virtual, e publicidade para e-commerce.

 

 

Nome do curso – Curso Livre em Turismo Literário

 

Turismo Literário – Imagem: Catraca Livre

Apresentação – Este curso é dirigido aos apaixonados por Literatura que não dispensam um bom e agradável passeio. Desta forma, pede-se aos alunos a capacidade de estruturar, planejar, organizar e divulgar um “passeio literário” que relacione a vida e obra de um determinado autor (por exemplo, a Lisboa de Fernando Pessoa ou a Bahia de Jorge Amado) com as características de um certo espaço – urbano ou extra-urbano – em registro de visita guiada. Em termos de competências, o curso exige de seus estudantes a elaboração coerente de um percurso topográfico, a sua sustentabilidade econômica, a gestão de um plano de comunicação eficaz e abrangente, e, ainda, o desenvolvimento de sólidas parcerias comerciais e institucionais. Em Portugal, a existência de um curso desta natureza é de grande relevância, uma vez que faz a aliança entre duas componentes fundamentais à identidade do país: o turismo e o seu patrimônio literário.

Futuro – O turismo é um dos setores econômicos mais desenvolvidos. Deste modo, a carreira profissional e as opções de trabalho devem acompanhar essa expansão. As visitas guiadas e comentadas são, cada vez mais, uma tendência. Desse modo, este curso possibilita o norteamento pelas tendências urbanas, enveredando pelos passeios comentados focados nas obras e na vida de um ou mais escritor(es), dependendo do país em que está inserido. É uma forma de partilhar e debater a cultura literária.

Saídas profissionais – Capacitação para abertura de negócios na área, guia turístico, funcionários da hotelaria ligados ao entretenimento dos hóspedes, para citar alguns.

Funções a desempenhar – Estruturar um percurso topográfico eficaz e sustentável; realizar passeios urbanos e gerir a comunicação dos mesmos, em todos os níveis; estruturar parcerias comerciais e institucionais.

 

 

Pós-Graduação em Turismo Gastronômico

 

Turismo Gastronômico – Imagem: Reprodução Sabor à Vida

 

Apresentação – Este curso é ideal para compreender a relação entre gastronomia e turismo em uma escala global, como uma formação multidisciplinar que combina uma abordagem acadêmica e cultural com conhecimentos práticos sobre gestão de negócios. Desenvolver conceitos ligados desde a história, a sustentabilidade e a segurança alimentar até às novas tendências no marketing e nas ciências da comunicação. É dirigido, sobretudo, a jornalistas e blogueiros, agentes de viagens, cozinheiros e novos empreendedores.

Futuro – O turismo gastronômico já é uma famosa forma de vida. Esta pós-graduação assume a gastronomia e o turismo como os seus protagonistas e, no futuro, já se prevê um contínuo crescimento em ambas as áreas. Viajar e comer bem são duas necessidades intrínsecas ao ser humano e, via de regra, andam de mãos dadas.

Saídas profissionais – À semelhança do curso anterior, capacitação para abertura de negócios na área, guia turístico, funcionários da hotelaria ligados ao entretenimento dos hóspedes, para citar alguns.

Funções a desempenhar – Amplo conhecimento em turismo gastronômico, que permita uma gestão de sustentabilidade alimentar e a valorização e potencialização do patrimônio gastronômico de determinada região.

 

 

Formação Livre em Orientações Sexuais e Identidades de Gênero Discriminadas: uma perspectiva ecológica e de ciclo de vida

 

Orientações sexuais e identidade de gênero – Imagem: GQ Feminista 

Apresentação – Este curso pretende fornecer um conjunto de factos cientificamente validados acerca da orientação sexual e da identidade de gênero com base numa perspectiva ecológica, contribuindo para a consciencialização de atitudes face a pessoas homossexuais (gays e lésbicas), bissexuais e transgêneras com vista à adoção de comportamentos não-discriminatórios, inclusivos e responsáveis.

Futuro – Num mundo cada vez mais globalizado, surge a necessidade de promover uma vivência social mais inclusiva. Assim sendo, esta formação, que ajuda a partilhar conhecimento sobre os novos contextos atuais, em que a orientação sexual e a identidade de gênero são realidades frequentes de debate, será cada vez mais valorizada no mercado como resposta de combate ao preconceito e à discriminação – que já não são mais aceitas.

Saídas profissionais –  Desempenhar funções ligadas ao suporte das minorias e à igualdade de gênero em Universidades, Instituições governamentais e grandes empresas em geral, que necessitam gerir grandes equipes e suas complexidades sociais.

Funções a desempenhar – Trabalho em áreas de intervenção com crianças, jovens, adultos e famílias no âmbito da sexualidade, nomeadamente no que diz respeito à orientação sexual e à identidade de gênero. Estes campos de atuação desenvolvem-se em diversas áreas, como a Medicina, a Sociologia, a Psicologia, o Ensino, a Enfermagem, o Direito e o Serviço Social.

 

 

Nome do curso – Pós-Graduação em Avaliação Imobiliária

 

Avaliação Imobiliária – Imagem: Casa Viva

Apresentação – A especulação imobiliária e o aumento exponencial do preço das casas e dos apartamentos no centro das grandes cidades tornou-se um problema premente em Portugal. Para conhecer melhor essa realidade e apresentar soluções alternativas para a resolver em benefício de todos os cidadãos é imprescindível aprofundar conhecimentos relativos à avaliação imobiliária. Esta pós-graduação visa, assim, uma formação esclarecida sobre conceitos, regras e metodologias gerais indissociáveis à função da avaliação imobiliária nos seus mais diversos ramos profissionais. Destina-se essencialmente a técnicos que queiram especializar-se na área da avaliação imobiliária.

Futuro – O avaliador imobiliário, num contexto globalizado e altamente competitivo, terá que assumir funções e competências no nível da dinamização do mercado imobiliário, da gestão do arrendamento em contexto urbano e da intervenção eficaz no que respeita à especulação e exploração do valor real dos bens imobiliários.

Saídas profissionais – Mediador imobiliário especializado, função que hoje possui uma procura superaquecida em Portugal.

Funções a desempenhar – Avaliação de imóveis de forma criteriosa e objetiva; conhecimento do mercado imobiliário.

 

 

Nome do curso – Formação Livre em VR Guerrilha Filmmaking 

 

Filmmaker – Imagem: ShareGrid

Apresentação – O crescente interesse e potencialidade na tecnologia 360 VR é uma das principais razões que justificam a criação desta Formação Livre. Grandes empresas como o Youtube e o Facebook têm investido massivamente neste novo suporte tecnológico. Estima-se, inclusive, que a venda destes revolucionários equipamentos no mercado triplique até 2019 – chegando o número de vendas aos 250 milhões de unidades, algo que corresponde a 25 bilhões de dólares. Os estudantes irão receber formação técnica e teórica sobre este inovador modelo de tecnologia virtual, propondo-se no final a produção de um pequeno filme (em formato guerrilha), usando como recurso as câmaras Samsung Gear 360.

Futuro – O mundo criativo e documental em vídeo, também ele globalizado, está ganhando cada vez mais seguidores e admiradores. Este curso abre uma porta para um nicho dentro do núcleo da produção cinematográfica, mas, na verdade, pode ser aplicado em quase todas as áreas de conhecimento. A Tecnologia é um tema que está na ordem do dia e que só tem crescido; com ela, crescem também as opções de emprego e as áreas de aplicação de tudo o que tem a ver com multimídia.

Saídas profissionais – Integrar equipes que trabalham na produção de realidade virtual e realidade aumentada em variados setores, como agências de publicidade e cinema.

Funções a desempenhar – Captação de vídeo, ajustes sonoros, aconselhamento gráfico, criação de narrativas audiovisuais, implementação de estratégias de marketing audiovisuais.

 

 

E agora, que curso vai escolher para mudar de vida?

2 Comentários

  1. 12 Agosto, 2020 às 18:03 — Responder

    Na situação atual que estamos o esquema é reinventar mesmo e tentar trabalhar pela internet estando em casa.

  2. 29 Julho, 2023 às 12:14 — Responder

    Amei todas as dicas, mas me interessei pela arte interativa, amo tudo que é ligado a arte.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.