AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiqueOportunidadesPaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Alto Comissariado para as Migrações de Portugal lança concurso de ideias para o empreendedorismo emigrante

(Imagem: westpark via Compfight cc)

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) acaba de lançar a primeira edição do Concurso de Ideias VEM, que tem como objetivo apoiar os emigrantes micro-empreendedores, que têm projetos para a criação de negócios em Portugal.

O concurso tem candidaturas abertas entre 7 de julho e 7 de setembro de 2015 e dirige-se a portugueses e lusodescendentes que vivem no estrangeiro. O objetivo é apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras, bem como o acompanhamento em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.

– O Concurso de Ideias VEM faz parte de um conjunto de medidas, incluídas no Plano Estratégico para as Migrações, que o ACM vai desenvolver para capacitação do empreendedorismo e captação do investimento dos cidadãos nacionais emigrantes, que querem regressar a Portugal – informou o o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, em nota oficial.

Após o período de candidaturas do VEM, serão selecionados até 240 projetos que beneficiarão de apoio técnico para desenvolvimento do plano de negócio. Deste total serão selecionados os finalistas, que apresentarão o seu projeto num elevator pitch, momento crucial para eleger os empreendedores que vão obter até 20 mil euros de financiamento, assim como acompanhamento e monitorização para a implementação e arranque do seu negócio.

Podem concorrer ao VEM os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou os lusodescendentes, maiores de 18 anos, que residam fora de Portugal, que se comprometem a desenvolver uma ideia de negócio a implementar no território nacional, e que vão fixar residência regular em Portugal, criando no país o seu posto de trabalho.

O regulamento do Concurso de Ideias VEM e a ficha de pré-inscrição obrigatória encontram-se disponíveis no portal do concurso.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.