AngolaEspeciaisPolítica

Angola vota: sorteio dos partidos políticos no boletim do voto

O sorteio realizado recentemente pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em cerimónia presenciada pelos mandatários das seis formações políticas que concorrem às eleições deste ano, coloca na segunda posição a Aliança Nacional Patriótica (APN), a União Nacional para a Independência total de Angola (UNITA) aparece em primeiro lugar.

 

A terceira posição é ocupada pelo Partido de Renovação Social (PRS), seguido do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975, da Frente Nacional para Libertação de Angola (FNLA) e da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE). Além das posições de cada concorrente no boletim de voto, a CNE realizou também o sorteio da ordem dos intervenientes nos tempos de antena a emitir durante a campanha eleitoral na rádio e televisão.

 

No dia 23 de Agosto, Angola contará com 9.317.294 de eleitores, segundo dados oficiais que o Ministério da Administração do Território entregou à Comissão Nacional Eleitoral. A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

 

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votados é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo, conforme define a Constituição, moldes em que já decorreram as eleições de 2012.

 

Daqui em diante, iremos acompanhar todas as incidências destas eleições, até ao anúncio dos vencedores do escrutínio.

Previous post

Cabo Verde prepara candidatura da morna a Património Mundial

Next post

Empresários lusófonos decididos a ter maior influência no mercado mundial

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *