AngolaBrasilCabo VerdeCulturaGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

Noites da Conexão! 25 de abril Programação

 

– QUAL É? PORQUÊ ENTÃO?

No dia 25 de abril de 1974, Portugal celebrava o fim da ditadura e o início da descolonização.

A partir deste dia tudo seria diferente na sua história e na de muitos dos países de língua portuguesa.

revoluca_25_de_abril - Biblioteca de arte A Igualdade e a Liberdade sairam à rua nesse dia

(Imagem: Reprodução Biblioteca de Arte via Flickr cc)

 

O 25 de abril, também conhecido como a Revolução dos Cravos, assinala a entrada numa nova era nas relações entre Portugal e o mundo lusófono.

soldados_25_de_abril O Movimento das Forças Armadas foi o grande impulsionador da Revolução

(Imagem: Reprodução autor não identificado via El blog del viejo topo)

 

Um episódio que marcou fortemente as gerações dos nossos pais e avós, que nos fez herdeiros de um passado, que ainda marca o presente e que precisa de ser mais partilhado e melhor compreendido, para que possamos construir um futuro livre e promissor.

abraço_25_de_abril Civis e militares comoveram-se e celebraram as novas conquistas

(Imagem: Reprodução autor não identificado via El blog del viejo topo)

 

A Conexão Lusófona considera por isso essencial, que os cidadãos dos países de língua portuguesa estejam mais vezes juntos para partilharem as suas histórias e pontos de vista sobre a data.

– OK…MAS COMO? QUAL É O MAMBO? O QUE VAI ACONTECER?

 

cartazFesta25Abril2

Na noite de sábado, 25 de abril, estreia o ciclo de eventos mensais NOITES DA CONEXÃO no Clube Ferroviário em Lisboa.

Estes eventos pretendem, através da cultura e do encontro de cidadãos dos países de língua portuguesa, refletir, expressar e afirmar o contributo da sociedade civil para a criação da comunidade lusófona que queremos.

 

PNG - flyer25abril_v.digital3

VAMOS AOS DETALHES….

 19.30 – Jantar volante de sabores lusófonos

Começamos com um jantar volante que nos brindará com uma mistura de sabores lusófonos. O número de lugares para o jantar é limitado e as reservas deverão ser feitas através de geral@conexaolusofona.org até sexta-feira dia 24 de abril.

20.30 – Exposição de pintura de Maria José Cabral

Após o jantar, prosseguimos com uma exposição de pintura. Maria José Cabral é uma jovem artista portuguesa com influências e ligações familiares a Moçambique. Licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e cedo descobriu a vocação pelas artes, tendo na pintura, na escultura e na fotografia as grandes paixões e a sua própria forma de expressão. No seu portfólio conta com diversas obras e exposições, estando atualmente a expor na Allarts Galery até ao dia 2 de maio.

21.00 – Tertúlia – E depois de abril? O papel das novas gerações na construção da lusofonia do século XXI

Às 21 horas, abriremos um debate que se quer participado e muito interventivo. Todos estão convocados para este diálogo de origens, perspectivas e gerações onde se desvendará o importante papel que a geração “pós-25 de abril” está a ter na construção da lusofonia do século XXI. Contamos com as especiais intervenções do Embaixador Lauro Moreira, que entre distintos cargos diplomáticos, assumiu os destinos da Missão do Brasil junto à CPLP, da Secretária-Geral do Fórum da Juventude da CPLP e Presidente do Conselho Nacional de Juventude de Portugal, Joana Lopes, da Professora Doutora e investigadora nas áreas da comunicação e lusofonia, Lurdes Macedo, e da artista guineense Karyna Gomes.

22.00 – Concerto de tributo a José Afonso e declamação de poesia

Às 22 horas prestamos um tributo musical a Zeca Afonso, um dos marcos da cultura portuguesa e da luta contra a ditadura. O concerto ficará a cargo de Márcio Pinto e Rodrigo Cordeiro que nos trarão as sonoridades aconchegantes da marimba e do acordeão. As músicas eternas que reconhecemos na voz de Zeca Afonso deixam-se apropriar pela fusão inesperada destes dois instrumentos de mundos aparentemente distantes. O resultado não podia ser mais envolvente. Uma fusão de culturas que interpreta músicas que marcam, para sempre, a história de Portugal e dos países de língua portuguesa. Um tributo feito de sensações que promete arrebatar os fãs da obra do “trovador da liberdade”. A acompanhar, teremos poesia! Poesia dos 4 cantos da lusofonia!

23.00 – Narf convida Selma Uamusse, Karyna Gomes, Luiz Caracol e Paulo Silva

Fran Pérez NARF é um compositor da Galiza muito ligado ao universo cultural lusófono. Gosta de definir-se como cancioneiro e a sua obra caracteriza-se pela forte personalidade e busca constante de originalidade. Já participou em diversos festivais internacionais, editou quatro discos e no próximo mês de maio lançará com a cantora galega Uxía um novo trabalho.  Em 2013, NARF foi galardoado com o Prémio Galego da Música Martín Códax, enquanto melhor artista na categoria de Rock/Blues/Funk/Soul. Nesta sua passagem por Lisboa, NARF vem celebrar a liberdade na companhia dos irmãos lusófonos Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Selma Uamusse (Moçambique), Luiz Caracol (Portugal) e Paulo Silva (Brasil).

00.00 – DJ Set Conexão com Dj Rykardo e Dj Duarte Ornelas

Por volta da meia-noite abrimos o salão de baile e embarcamos na viagem ritmada da música dos países de língua portuguesa! Nos comandos o dj set da Conexão, que será composto por Dj Rykardo e Duarte Ornelas . Entre viras, forrós, sembas, funánás, marrabentas e kizombas a pista será pequena para tanto calor humano! Estão prontos para a Conexão? 😉

 

POR UMA BOA CAUSA. IMPORTA SABER QUE….

Estás a contribuir para a ligação e fortalecimento da comunidade lusófona! A receita angariada com o ciclo de eventos Noites da Conexão reverte para a criação de uma rede de clubes de jornalismo que estamos a criar nas universidades da CPLP e que alimentarão com conteúdos o portal da Conexão Lusófona: www.conexaolusofona.org

E PARA FICARMOS TODOS DE BEM COM A VIDA, TERMOS UM AMBIENTE CHEIO DE MORABEZA E SUPER MANINGUE NICE… Tu precisas de estar presente! Estendemos o convite a todos aqueles que queiram dar o seu contributo para esta construção, colaborando para a criação de uma Nova Lusofonia de conceitos renovados e contemporâneos, livre de complexos e cada vez mais afirmativa e independente! Vamos nessa?

– KUMBU, PILIM, GUITO… AFINAL QUANTO CUSTA?

O preço do evento sem jantar, e com bilhete comprado na porta do Clube Ferroviário é de 10 euros, com direito a duas imperiais ou uma bebida branca.

 

ATENÇÃO!

Há ainda a possibilidade de integrar a lista amiga da Conexão Lusófona por um preço muito mais simpático de 6 euros (igualmente com oferta de duas imperiais ou uma bebida branca). Para isso só tens que enviar um email para geral@conexaolusofona.org até sexta-feira, dia 24 de abril, com os nomes que pretendes colocar na nossa lista.

As reservas para o jantar também terão que ser feitas até sexta-feira, dia 24 de abril, através do email: geral@conexaolusofona.org

Todas as informações adicionais sobre o evento serão também obtidas através do mesmo email.

 

VEMO-NOS DIA 25! E NÃO TE ESQUEÇAS… TRAZ UM AMIGO TAMBÉM 😉

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.