BrasilPolítica

Baralharam e voltaram a dar. Resultado: Lula é mesmo Ministro

Leya

 

Está confuso? Não se preocupe que nós também, mas vamos tentar sumariar tudo.

 

Primeiro Dilma Rousseff, a Presidente do Brasil, nomeou Lula da Silva, o seu antecessor, para ser Ministro da Casa Civil. Depois um juiz federal suspendeu a nomeação, na decisão a uma ação popular interposta pelo advogado Enio Meregali Júnior.

 

No seguimento disso surgiram escutas entre Lula da Silva e Dilma Rousseff, escutas entre Lula e Eduardo Paes, o Prefeito do Rio de Janeiro, e até uma polémica que punha em causa a independência e imparcialidade do juiz que suspendeu a nomeação de Lula.

 

Já está cansado? Prepare-se porque ainda vai a meio.

 

Logo a seguir, a decisão da suspensão foi anulada e Lula ficou Ministro. Mas não por muito tempo, porque uma nova decisão judicial, decretada pela juíza Regina Coeli Formisano da 6ª Vara Federal do Rio confirmou a suspensão, e Lula da Silva esteve suspenso das suas novas funções… até agora.

 

Há instantes o Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, no Rio de Janeiro, decretou o fim desta segunda suspensão e por isso, Luiz Inácio Lula da Silva, é mesmo Ministro da Casa Civil.

 

Reis Friede, o Vice-Presidente do Tribunal, entendeu que suspender Lula da Silva de funções agravaria ainda mais a crise político-social que o Brasil atravessa, e justificou a decisão da seguinte forma “não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que [o Brasil vive], que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade”.

 

O caso segue agora para apreciação do Supremo Tribunal Federal e de lá virá a última palavra.

 

Por agora, Luiz Inácio Lula da Silva mantém-se mesmo como Ministro da Casa Civil do Governo de Dilma Rousseff. Por agora…

 

Leia aqui o despacho judicial na íntegra

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.