EconomiaPaísesPortugalSustentabilidade

Bio-Boards: pranchas de cortiça para os skatistas amigos do ambiente

(Imagem: Reprodução Facebook)

Bio-Boards é uma fábrica de skates e long boards amigos do ambiente que está ganhando notoriedade. O projeto é de autoria de Ricardo Marques e Diogo Oliveira, que já criaram pranchas para o fenômeno mundial do skate Tony Hawk em 2014.

O projeto nasceu no Rio de Janeiro, onde Ricardo Marques esteve para fazer a tese de mestrado. Ver um jovem na rua com o skate revestido de cortiça foi o suficiente para fazer brotar a ideia: produzir pranchas feitas totalmente de cortiça, com produtos 100% portugueses.

biobOARDS3
(Imagem: Reprodução Facebook)

 

Formados em engenharia ambiental, a sustentabilidade é imagem de marca criada pelos jovens portugueses: as pranchas são recicladas, biológicas, amigas do ambiente e ainda 100% personalizáveis.

Uma outra novidade em relação aos produtos tradicionais é a sensação de se estar a surfar em cima de uma destas pranchas, já que o sistema tem três rodas em vez de quatro.

biobOARDS2
(Imagem: Reprodução Facebook)

 

É a partir de blocos de cortiça que nascem as pranchas, que são produzidas em Vila Nova de Gaia:

– São duas placas de cortiça e depois é aberto ao meio um canal onde leva uma longarina em mogno. Posteriormente são coladas e fica o bloco base. Depois é dada a forma consoante as especificações do cliente e pintada a gosto – , explicou Ricardo em entrevista ao Green Savers. Com exceção do reforço que garante a resistência da prancha, todo o resto é cortiça.

Para o futuro, há a intenção de expandir o negócio para os modelos de surfe: os primeiros protótipos estão já a ser afinados e as primeiras encomendas já chegaram. Já registrada e com intenções de internacionalização, a marca escolheu Espanha, Alemanha e Suécia para investir em maior escala numa primeira fase, segundo informações do site Notícias ao Minuto.

biobOARDS4
(Imagem: Reprodução Facebook)

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.