BrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

Brasil assume a liderança do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa

“Investir na Juventude” foi o tema da Semana da Juventude da CPLP  que decorreu em finais de novembro em Cascais, uma vila portuguesa, que abraçou a iniciativa no quadro do programa Cascais 2018 – Capital Europeia de Juventude. O evento foi organizado pelo Fórum da Juventude da CPLP (FJCPLP) em articulação com a CPLP, e reuniu jovens dos nove Estados membros.

 

(Imagem: Reprodução Conselho Nacional de Juventude de Portugal)

 

O evento serviu de mote para o aprofundamento do intercâmbio cultural e político entre os jovens, debatendo o papel da juventude no desenvolvimento estratégico do espaço lusófono e da agenda 2030 e a partilha de boas práticas de cooperação no espaço.  

 

Estiveram presentes diversas organizações de juventude oriundos dos países de língua portuguesa, um momento ímpar de envolvimento e conhecimento mútuo, de auscultação e capacitação de jovens e organizações de juventude, bem como de reflexão sobre o papel da cooperação no setor da juventude para a construção da comunidade.

 

Decorreu em paralelo a reunião de trabalho e a Assembleia Geral do Fórum de Juventude da CPLP, destinadas aos membros do FJCPLP, que são os líderes dos Conselhos Nacionais de Juventude de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe.  Timor-Leste foi o único país ausente. 

 

Também foi a oportunidade para a assinatura da constituição formal do Fórum, que decorreu na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Está formalmente constituído o Fórum de Juventude da CPLP!

Uma publicação partilhada por Conselho Nacional de Juventude (@cnjportugal) a

 

De salientar que Brasil foi eleito para a presidência do Fórum de Juventude dos Países de Língua Portuguesa, para os próximos dois anos, tendo Guiné-Bissau na Vice-Presidência.  Em virtude dessa eleição, Marcus Barão, vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), assumiu querer trabalhar em uma agenda com planos concretos  que “viabilizem a mobilidade na comunidade e o fortalecimento de cada conselho da juventude em cada uma dessas comunidades”.

 

Ainda enquadrado na semana da juventude da CPLP, foi organizado na sede da organização uma conferência denominada “Mobilidade Académica e Juvenil na CPLP – Desafios e Soluções”, com intuito de contribuir para uma maior mobilidade na comunidade, mediante o levantamento e partilha de obstáculos e ações empreendidas para ultrapassá-los, no sentido de partilha de boas práticas empreendidas por variados atores sociais. 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.