BrasilSustentabilidade

Brasileiro leva luz para comunidades pobres em mais de 20 países incluindo Brasil

Em 2012 o nordeste de todo o Brasil foi alvo de um apagão que ficou para a história do país.  Graças a este acontecimento, podemos afirmar que o brasileiro Alfredo Moser podia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje. Ele foi inventor da “luz engarrafada” que está literalmente iluminando o mundo, dado que muitos países adotaram a ideia.  

 

Imagem: Reprodução BBC

 

Vitor Belota Gomes é outro brasileiro cujo nome tem ganho destaque por continuar a propagar essa ideia de levar luz às comunidades mais pobres do Brasil e de outros países.  A ideia surgiu quando participou num intercâmbio em Nairobi (Quênia ), e observou o impacto da sua ação, que no regresso ao Brasil o fez criar a ONG Litro de Luz.

 

Imagem: Reprodução The Greenest Post

 

Vitor Belota Gomes esteve no TEDxBlumenau e contou o seu percurso : 

 

 

Vitor Belota Gomes iluminou algumas escolas do Quênia, mas chegando ao Brasil disseminou a ideia e a técnica que permite iluminar casas com lâmpadas de garrafa PET, que são colocadas nas telhas das casas com água e alvejante em seu interior e iluminam as mesmas, durante o dia, devido ao efeito de refração.  

 

Imagem: Reprodução Litro de Luz Brasil

 

Hoje a iniciativa não se resume somente a colocar as luzes nas casas, mas na rua também. A sua equipa criou o Poste Solar,com o mesmo efeito de um poste comum, no entanto mais  sustentável e mais barato.

 

Imagem: Reprodução Litro de Luz Brasil

 

Imagem: Reprodução Litro de Luz Brasil

A organização tem cumprindo assim a sua missão de prover uma fonte de luz econômica e ecologicamente sustentável para as regiões que não possuem recursos ou não possuem acesso à eletricidade em vários locais do Brasil e no mundo.

 

Imagem: Reprodução Litro de Luz Brasil

 

 

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.