Cabo VerdePolítica

Cabo Verde e Portugal vão apresentar uma proposta “especialíssima” para a livre circulação de pessoas

O presidente de Cabo Verde, está de visita oficial a Portugal, e encontrou-se recentemente com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

visita “pretende reafirmar, mais uma vez, a excelência do relacionamento entre os dois Estados e os dois povos, e lançar as bases para o futuro de uma relação que é já de si muito estreita, a todos os níveis.” Pode-ler-se no comunicado da presidência portuguesa.  

 

Jorge Carlos Fonseca um acérrimo defensor da mobilidade no espaço lusófono, frisa que não faz sentido “tanto muro” na circulação de pessoas entre Portugal e o seu país. Defende regras mais flexíveis que promovam uma circulação mais fácil de pessoas e bens entre os países membros da CPLP.

 

Jorge Carlos Fonseca, anunciou por isso no Palácio de Belém, ao lado do homólogo português, Marcelo Rebelo do Sousa, que ambos vão apresentar em breve à CPLP um projeto para a mobilidade inter-estados e estão a estudar uma parceria “especialíssima” para a livre circulação de pessoas.

 

O caso da mobilidade tem estado em total destaque, particularmente devido  às queixas relacionadas com a atribuição de vistos por parte de Portugal a estudantes de Cabo Verde, uma situação denunciada também pelos pais, instituições de ensino português e organizações da sociedade civil.

 

“Somos sensíveis a tudo quanto possa ser feito para articular melhor as várias instituições para responder a preocupações de estudantes cabo-verdianos em Portugal relativamente aos seus vistos e relativamente à sua permanência entre nós, que para nós é tão importante” revelou Marcelo , frisando ainda a importância de trabalhar bilateralmente para “dar mais passos no sentido da circulação e da mobilidade entre as pessoas”.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.