Sustentabilidade

Cabo Verde quer ter 100% de veículos elétricos em 2050

Cabo Verde iniciou em 2019 a introdução de carros elétricos com o objetivo de ter 100% de veículos elétricos no país em trinta anos. O anúncio foi feito pelo ministro da Energia cabo-verdiano, Alexandre Monteiro, na cidade da Praia, segundo informações do Jornal Econômico.

 

A ideia de sustentabilidade — em infraestrutura e também em turismo — já vem sendo trabalhada há algum tempo por Cabo Verde, que inclusive já teve iniciativas de parcerias com Brasil e Portugal. Mas, agora, o plano atinge um dos setores que, historicamente, mais polui o ar, buscando impactar positivamente o meio ambiente.

 

De acordo com o ministro Monteiro, existe um projeto de mobilidade elétrica que está integrado na estratégia de aprofundamento do uso de energias limpas. Elas “serão levadas para o sistema de transporte, reduzindo assim custos e contribuindo para mais penetração de energias renováveis”, afirma. Uma das formas de ajudar na implementação de veículos elétricos é estabelecer a isenção de taxas aduaneiras a quem importá-los.

 

Na mesma linha de planejamento de incentivo às energias limpas, Cabo Verde construirá, nos próximos anos, um parque eólico de 10 megawatts (MW) na ilha de Santiago e um parque solar de 5MW na ilha da Boavista. O objetivo é ampliar a penetração de energia renováveis para mais de 50% já em 2030.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.