Cabo VerdeOpiniãoPaísesSociedade

Cabo Verde um país repleto de tradições e estórias – TRADIÇÃO DA TABANCA

(Imagem: Reprodução Cabo Contact)

 

Chegámos à época do ano em que becos e ruelas de Lisboa são invadidos pelo cheiro a sardinhas e pelos sons e ritmos das músicas populares.

À semelhança do que se vive por aqui, também em Cabo Verde se celebram os Santos Populares. Junho é um mês marcado pela magia e tradição das festas dos padroeiros como o Santo António (13 Junho), São João Baptista (24 Junho) e São Pedro (29 Junho).

Muita cor, ritmos quentes, canções alegres, batuques, tambores e um compasso vindo do som dos búzios, são os elementos que caracterizam estas festas, expressos na Tabanca, manifestação cultural que surge em Cabo Verde, principalmente nas zonas rurais da ilha de Santiago, por volta do séc. XVI.

O seu carácter festivo inclui desfiles e festas de rua, em que não podem faltar algumas personagens míticas que remetem à sátira social, como o rei da tabanca, a rainha, o médico, o ladrão, o juiz, os soldados e o doido, que com trajes cheios de cores garridas espalham alegria e contagiam todos por aqueles que passam. No fim do desfile, como toda a boa festa cabo verdiana, dança, bebida, comida e convívio estão garantidos!

Fique atento, porque a Tabanca está quase a sair à rua!

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.