CulturaDestaqueMoçambiqueSociedade

Capulana: um tecido carregado de história

Este pedaço de tecido colorido que gera encanto e curiosidade por onde passa tem suas origens há alguns séculos no continente asiático e chega à África por intermédio das trocas comerciais que pouco a pouco aportam à costa do Índico, concretamente em Moçambique.

 

Os anais da história indicam que a capulana chegou em África pela primeira vez nos Séculos IX a X, no âmbito das trocas comerciais entres árabes persas e povos que viviam ao longo do litoral. Quénia, Mombaça e Ilha de Moçambique aparecem nos registos historiográficos como primeiros locais que tiveram contactos longínquos na história do uso deste tecido no continente.

(Imagem: Reprodução Blog Escapismo Genuíno)
(Imagem: Reprodução Blog Escapismo Genuíno)

De princípio, a capulana surge como moeda de troca entre os povos e apenas os monarcas a usavam, como símbolo de representação de poder. No império Mwenemutapa (XV e XVIII), por exemplo, só o Mambo (rei) e as suas principais três esposas é que usavam este tecido como símbolo de ostentação e representação da tradição. Portanto, na sua génese, a capulana não emerge como uma questão de pura moda, pelo contrário: surge como um instrumento de legitimação do poder.

 

Tradição ontem e hoje

 

Usada para cobrir o corpo das mulheres, este tecido foi evoluindo ao longo dos anos em termos de textura, cores, e até no seu próprio uso.

 

A capulana é usada nos países africanos de diferentes maneiras. Em Moçambique por exemplo, as mulheres usam-na no seu dia-a-dia e principalmente em cerimónias tradicionais como funerais, casamentos, ritos de iniciação, cerimónias mágico-religiosas, etc.

 

Também chamada de “pano” em Angola, “kitenge” ou “chitengue” na Zâmbia, Namíbia e “canga” no Brasil, o seu uso vai muito além da moda: o tecido é usado pelas mulheres para carregar os seus filhos nas costas, para carregar trouxas, para inúmeras funções, como toalha, cortina, pano de mesa, etc.

 

VEJA TAMBÉM

 

Geralmente, nas cerimónias de grande importância as mulheres mais velhas amarram a capulana, ou “mucume ni vemba”, e oferecem às noivas no dia do matrimónio uma capulana especial, com o tamanho de três dos tecidos, enfeitadas com uma renda branca, para demonstrar que ela também passa a ser uma mulher adulta e dona de casa.

 

Quem pensa que é só um pedaço de tecido engana-se: o carinho e cuidado com que as mulheres tratam este tecido é distinto. Acredite se quiser, cada uma delas pode ter várias histórias para contar.

(Imagem: Reprodução My Guide)
(Imagem: Reprodução My Guide)

A capulana que carregou o seu primeiro filho, a capulana que casou a sua filha, que carregou a colheita do ano x e por aí vai. Com certeza se elas falassem teriam muito para contar.

 

Chega a ser uma peça de afirmação de identidade, pois mesmo originário de outro continente este tecido foi sendo aculturado pelas mulheres africanas e passou a ser parte da sua cultura.

 

Em algumas localidades do norte de Moçambique, a forma como a mulher amarra a capulana determina o seu estado civil: casada, solteira, divorciada, viúva, noiva, etc.

 

Para a mulher casada e mais velha, a capulana passa a ser um símbolo de riqueza. Estas são guardadas juntamente com os “mucumes” em malas de madeira, que muitas vezes recebem no dia do seu casamento. Ela passa a coleccionar as capulanas que recebeu de presente no dia de seu matrimónio, e as restantes que poderá receber do marido como demonstração do seu amor, de cuidado e vontade de querer ver a sua esposa sempre bela.

 

Geralmente, as capulanas que ficam nesta mala só saem dela quando há uma ocasião especial. Quanto mais capulanas e “mucumes” tiver, mais rica a mulher se considera.

 

Em caso da morte da dona da fortuna, esta riqueza é distribuída para as filhas e netas ou para quem ela tiver determinado.

 

Antes utilizada para esconder e preservar o corpo da mulher, hoje, com as tendências da moda, a capulana passa a servir também para mostrar o corpo das mulheres. Actualmente, o tecido é utilizado para fazer todo o tipo de roupa, inclusive roupa de praia.

(Imagem: Reprodução MMO)
(Imagem: Reprodução MMO)

Já há algum tempo este tecido começou também a ganhar espaço no guarda-roupa masculino. Foi recebido com um pouco de receio, mas tende a ganhar cada vez mais espaço. Dela se servem os homens para fazer túnicas, calções, calças largas e mais recentemente até fatos se arriscam. A camada infantil também não fica de fora e usufrui deste tecido com modelitos exclusivos para a faixa etária.

 

Procurando elevar ao extremo a sua africanidade, alguns casais começam inclusive a casar-se com vestidos feitos de capulana, prática que tende a ganhar espaço.

(Imagem: Reprodução Noiva com Classe)
(Imagem: Reprodução Noiva com Classe)

Numa fase mais moderna, esta mesma capulana já é usada como ferramenta de difusão de mensagens educativas. Por exemplo, em campanhas eleitorais, os partidos políticos mandam fazer capulanas decoradas com suas fotografias e símbolos de seus partidos e oferecem às mulheres de modo a persuadir a população a votar no seu partido. Mas não só, as causas sociais também usam esta ferramenta para a difusão de mensagens ligadas a campanhas de saúde por exemplo para campanhas contra AIDS, malária, cólera ou mesmo campanhas de vacinação, sendo também usadas para veicular mensagens educativas.

 

A capulana, carregada de valor histórico, tem merecido a atenção de investigadores e escritores que já produzem teses e obras literárias falando acerca deste tecido, que passa a ser um “embaixador cultural”.

 

Nas passerelles mundiais
(Imagem: Reprodução Taibo Bacar Atellier)
(Imagem: Reprodução Taibo Bacar Atellier)

Taibo Bacar é um dos nomes sonantes em Moçambique e em África quando o assunto é trabalhar com a capulana. O estilista moçambicano conseguiu captar a atenção do mercado internacional ao participar no Milan Fashion Week em 2010 e nas suas peças consegue criar modelos exclusivos cruzando a moda internacional com o tecido tradicional local.

 

Nascida em Portugal, Íris Santos “abdicou do seu país” para vir a Moçambique e dar seguimento a um sonho de trabalhar com a capulana. Suas colecções já foram apresentadas em diversos países e a aceitação do público tem sido boa.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Foi a primeira estilista em Moçambique a decorar roupas de graduação com retalhos de capulana e também criou um modelo exclusivo de malas feitas deste tecido.

 

Casa Elefante, um império de capulanas quase secular

 

A Conexão Lusófona localizou em Maputo uma casa de venda de capulanas que existe desde 1919. Os seus donos são de origem indiana e há concretamente 97 anos dedicam-se à venda de tecidos e capulanas.

 

A gerência da casa viu na capulana um potencial enorme, o que fez com que a loja se tornasse numa casa especializada no tecido, visto que de um tempo para cá, a capulana passou a ser muito mais que um tecido e passa a representar o símbolo da mulher moçambicana, fazendo parte da cultura e da identidade do país.

Fachada da Casa Elefante desenhada por Dana Michahelles na década de 70 (Imagem: Reprodução Facebook)
Fachada da Casa Elefante desenhada por Dana Michahelles na década de 70 (Imagem: Reprodução Facebook)

No século passado, a maior parte das capulanas era fabricada localmente, mas depois da guerra civil e da globalização muitas passaram a ser importadas. A maior parte das capulanas da Casa Elefante tem sua proveniência em países asiáticos como a Índia, Indonésia, mas também em alguns países africanos como a Tanzânia.

 

As mais tradicionais são as capulanas xadrez, que são de longe a preferência das senhoras mais adultas, enquanto que os jovens preferem as capulanas mais modernas para fazer vestidos e outras pecas de roupa. Actualmente na Casa Elefante as capulanas mais procuradas são as mais coloridas, sendo que a maior parte das capulanas desta loja possui desenhos próprios de Moçambique.

 

A loja também tem tido muita afluência de estrangeiros que compram a capulana para levar como recordação para os seus países e usam-nas para a praia, como enfeite, toalha de mesa, etc.

 

A qualidade das capulanas varia e os preços também. As de 100% de algodão são as mais caras e as de fibra/polyester são as de menos qualidade e as mais acessíveis. Na Casa Elefante, os preços podem variar de 100mt a 350mt cada capulana.

 

Por ser uma casa muito antiga, a Casa Elefante tornou-se uma referência e possui uma variedade enorme de capulanas de qualidade. Este império de capulanas localiza-se próximo ao Mercado Central de Maputo, que é um ponto turístico da capital moçambicana por isso muitos turistas frequentam a loja.

 

Passados vários séculos, a capulana segue o rumo das dinâmicas sociais como um pedaço de historia com mil e uma funções, não perde a forma, o valor, nem o poder, evolui com a sociedade e se moderniza a si própria.

11 Comentários

  1. 19 Setembro, 2017 às 15:51 — Responder

    Olá Telcinia,

    queria começar por dizer que adorei o seu artigo sobre a história das Capulanas, é claro, informativo e tem toda a informação que precisava para dar início ao meu projeto de tese.

    Em segundo, queria apresentar-me, chamo-me Amirah Adam, sou moçambicana mas de momento encontro-me em Portugal onde estou a finalizar o meu mestrado em Design Gráfico e Projetos Editorias na Faculdade de Belas Artes do Porto. De momento estou a começar a escrever o meu projeto final do qual o tema será sobre a Capulana. A ideia é aprofundar-me melhor sobre o processo de criação da capulana e criar novas linhas artísticas sem perder o valor da tradição.

    Visto que encontra-se muito dentro deste assunto, seria uma honra poder ter o seu apoio neste projeto académico. Gostaria de começar por ter acesso a autores que já tenham realizado investigações sobre estas peças (como foi referido no artigo).

    Espero ansiosamente por poder receber uma resposta de sua parte sobre esta proposta.

    Muito grata por sua atenção,
    os melhores cumprimentos.
    Amirah Adam

  2. Dinho Lima
    8 Novembro, 2017 às 8:06 — Responder

    Só falta das os créditos aos fotógrafos. As imagens não nascem do nada: alguém as fotografou.

    • 24 Novembro, 2017 às 9:15 — Responder

      Agradecemos o comentário. Conforme poderá comprovar todas as fotos foram dados créditos e mencionando suas fontes. Saudações lusófonas!

      • Mia Quadros
        17 Janeiro, 2019 às 3:50 — Responder

        Mário Lopes, a primeira fotogragia – a de capa – não menciona o nome do fotógrafo autor.
        O seu nome é Moisés Oliveira

        Obrigada

        • 17 Janeiro, 2019 às 10:50 — Responder

          Obrigada pelo seu comentário, cara Mia.
          A foto de capa encontra-se com o nome do autor inscrito na própria imagem, no canto inferior esquerdo.

          Saudações lusófonas

  3. 19 Janeiro, 2018 às 1:11 — Responder

    Adorei, sou brasileira, aqui esse costume não se faz presente em nossa tradição. Eu acho lindo demais!!! Por favor podem me indicar onde posso encontrar pessoas de outros paises que falam português para que eu possa fazer amizade?

  4. BbelleBanshee
    16 Maio, 2018 às 7:22 — Responder

    Moro no Brasil
    E quando falava de Capulana ninguém nem sabia do que eu falava, acabei conhecendo um grupo de Moçambicanos e de Guiné então eles me explicaram com todo detalhe e depois de anos minha melhor amiga foi mora em Maputo e quando ganhei minha primeira Capulana não sei explicar chorei muito e até hoje não sei explicar o sentimento que tive e o continente Africano se tornou um estudo para mim e fazer parte do meu sonho de moradia para conhecer e saber mais e mais do meus antepassados e Moçambique e encanto.
    Capulana não é apenas um tecido vem carregado de sentimentos e respeitos. Obrigada por divide..

  5. Maria Nazareth Simplicio Gimenes
    25 Setembro, 2018 às 19:04 — Responder

    Boa tarde Telcínia !
    Fiquei encantada com teu artigo sobre capulana e este será o tema de uma oficina para crianças brasileiras de uma Escola Estadual em Cariacica- Brasil.Seu trabalho estará contribuindo para o aprendizado delas. Desde já agradeço imensamente.
    Um grande abraço.

  6. Manuela Silva
    15 Janeiro, 2019 às 15:52 — Responder

    Ola Telcinia !
    Adorei o artigo sobre a capulana , tenho varias , sempre que alguem amigo ia a Moçambique , brindava-me com uma ou duas , tenho varias ,das mais tradicionais , as mais modernas , a minha mâe uma vez fez-me um vestido lindo com uma capulana , tambem quando o Duo Ouro Negro, veio a Angola actuar , mandei fazer uma saia linda , com uma capulana ,o motivo eram as borboletas , foi como homenagem aos artistas , eles eram Angolanos , quando vivia na linda cidade de Benguela , no Carnaval , mandei fazer para a minha filha de 3 anos , o fato tradicional com a capulana , em Angola , não se chama capulana , mas (pano ) e a cor tradicional em Benguela e o azul , ela ficou muito gira , já usei como colcha , como toalha de mesa, saia de praia , conheço essa loja dos panos em Maputo , tantas historias , que esses panos nos trazem , e recordações, muito obrigada , por toda a informaçâo e cultura ……

  7. 4 Junho, 2019 às 16:05 — Responder

    O texto faz um resumo muito bom da história e evolução da capulana. Está de parabéns a autora. Realmente a capulana é um simbolo da identidade da mulher mas que actualmente ela transcede a dimensao da mulher porque os homens tambem foram contamidados pela beleza da capulana.
    Sou curador da Fortaleza de Maputo e estou a preparar um workshop sobre a mulher, capulana e patrimonio cultural. gostaria de convda-la a fazer parte da actividade.

  8. Lucas
    29 Abril, 2020 às 1:58 — Responder

    Olá! Estou escrevendo o meu TCC sobre tecidos e gostaria de usar o texto de vocês como uma referência. Qual o ano da publicação?

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.