CulturaPortugalTimor-LesteTurismo

Casal português larga tudo e descobre vida dos sonhos em Timor-Leste

Leya

 

Esta é história de Katy e Ricardo, dois jovens portugueses na casa dos 30, que se cansaram da vida rotineira em Portugal e partiram pelo mundo de mochila às costas. Eles largaram tudo e escolheram Timor-Leste.

 

Numa entrevista publicada pela revista “Volta ao Mundo” relata-se que um dos destinos da viagem do casal foi Timor-Leste, onde tiveram uma experiência de voluntariado que os marcou de tal forma que decidiram ficar. Em Dili, colaboraram com uma ONG que ensinava inglês a crianças, mas decidiram também construir um manual de português.

Numa das passagens da entrevista contam que ‘’Mais do que usufruir do lazer da viagem, queríamos sobretudo sentir a vida de um país, conhecer-lhe a essência, a cultura, a política, a educação, a religião, as mentalidades e personalidades. Era difícil ter acesso a tudo isso se estivéssemos só de passagem. Queríamos absolutamente integrar-nos e misturar-nos com as pessoas e o seu quotidiano, viver as suas dificuldades e alegrias. Tudo isso, só foi possível com o voluntariado.’’

 

Noutra passagem confessam o seu encanto por Timor-Leste: ‘’Viver plenamente a cultura de um país é chorar e rir ao mesmo tempo. Se formos com espírito e abertos à experiência, saímos do voluntariado rendidos à sua dureza e ao seu encanto.’’

Katy, esposa de Ricardo, conta que o melhor conselho para este tipo de aventuras é se ir com a mente completamente vazia, como fosse um reinício. No entanto há um só segredo, basta acreditar. Voltar a Portugal permanece uma incógnita, embora acreditem que um dia possam voltar.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.