MoçambiquePaísesSaúde

Cerveja causa a morte de 69 pessoas após funeral em Moçambique

 

(Imagem: Reprodução Rádio Moçambique)

Pelo menos 69 pessoas morreram de intoxicação no último fim de semana na província de Tete, centro de Moçambique, e outras 169 ficaram internadas após o consumo de uma bebida tradicional alcoólica chamada phombe (uma espécie de cerveja), informaram neste domingo as autoridades locais.

A Diretora Provincial da Saúde em Tete, Carla Mosse, citada pela Rádio Moçambique, disse que as autoridades não têm ainda conhecimento das causas da tragédia, avançando que foram colhidas amostras não só da bebida em causa, como também da urina e sangue que já foram enviadas à capital do país, Maputo.

– Estamos a todo o momento a aguardar pelos resultados dos testes que encomendámos ao Hospital Central de Maputo, para identificarmos o tipo de produto introduzido na bebida.

Ainda segundo as informações da Rádio Moçambique, a bebida teria sido consumida após uma cerimônia fúnebre que aconteceu na sexta-feira no bairro de Cawira B, província de Tete, um local onde habitualmente se encontram os vendedores de phombe. A pessoa que forneceu a bebida está entre as vítimas, o que dificulta as investigações sobre o que pode ter sido adicionado à bebida.

O governo de Moçambique decretou três dias de luto nacional a partir de hoje, em um comunicado do Conselho de Ministros, lamentando o ocorrido e prometendo apoio às famílias enlutadas. Uma delegação multissetorial encabeçada pelo Ministro moçambicano da Saúde, Alexandre Manguele, já está em Tete, onde acompanha, de perto, os contornos da tragédia.

Grande parte das vítimas foi sepultada já na tarde de domingo, pelo fato de a morgue do hospital local ser pequena demais e não reunir condições para acomodar muitos corpos.

A bebida

Phombe é uma bebida tradicional de fabrico caseiro à base de mapira, farelo de milho e açúcar.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.