Cultura

Confira fotos do Brasil na Segunda Guerra Mundial

brasil na segunda guerra - jornal cruzeiro do sul
Soldado brasileiro carrega canhão em foto rara da Segunda Guerra. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)

O projecto História Ilustrada decidiu se debruçar sobre um assunto pouco falado: a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Para isso, pesquisou em acervos públicos do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira – além de contribuições individuais. E publicou, com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco e da Fundação Antônio dos Santos Abranches, uma série de imagens de brasileiros em campo de batalha.

Brasil na Segunda Guerra Mundial

À época governado por Getúlio Vargas, o Brasil manteve, de início, neutralidade em relação à Guerra. A Neutralidade nas Relações Internacionais é um traço histórico da política brasileira. Isso não impedia que Alemanha e Estados Unidos pressionassem pelo apoio do país – principalmente pelo seu posicionamento geográfico estratégico e a capacidade agrícola. A produção e envio de suprimentos era um benefício que tanto um quanto o outro não poderiam prescindir.

 

Mas, em 1942, a estratégia de neutralidade foi forçada a mudar. Após navios brasileiros serem bombardeados por submarinos alemães, Getúlio Vargas declara guerra ao Eixo e alinha-se aos Aliados. Só em 1944, no entanto, os primeiros dos 25 mil brasileiros começaram a ser enviados para o campo de batalha. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial deu origem a filmes e livros sobre o assunto.

 

A batalha mais conhecida dos brasileiros é a de Monte Castello (1944-1945), na Itália, onde mesmo após a morte de cerca de 400 soldados brasileiros, o país venceu as tropas nazistas. Foi também a batalha mais dura, porque a região montanhosa e a neve do inverno não eram conhecidas dos brasileiros.

 

vargas e roosevelt em natal
Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas andam de carro em Natal, no Rio Grande do Norte, onde havia bases militares dos Estados Unidos. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)
batalha de montecastelo
Batalha de Monte Castello, na Itália. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)
acampamento de soldados brasileiros
Acampamento de soldados brasileiros na italia. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)
soldados brasileiros na italia
Desembarque de soldados brasileiros na Itália, na década de 1940. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)
soldados brasileiros na neve, nos montes italianos
A neve e a baixa temperatura foram dos principais desafios aos brasileiros na italia. (Imagem: Reprodução História Ilustrada)

Confira outras fotos no site do projecto. 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.