BrasilCultura

Conheça as grandes mulheres negras da história do Brasil

Leya

 

Pense comigo, quantas mulheres negras da história do Brasil você conhece?

 

Afaste a ficção das novelas (onde também não são assim tantas) e lembre-se da escola, dos livros, das notícias de televisão… quantas das mulheres que lhe disseram que marcaram a história do Brasil são negras?

 

Foi para evitar que respostas como a que [presumidamente] deu sejam a norma, que Jarid Arraes decidiu escrever biografias de cordel de 10 dessas mulheres.

 

A ideia é que cada vez mais pessoas tenham consciência da importância dos feitos, e do contributo das mulheres negras na formação do país, e em algumas das suas comunidades.

 

Zeferina, líder do quilombo de Urubu, Anastácia, uma escrava que até hoje é lembrada santa, Maria Felipa, que foi líder nas batalhas pela independência da Bahia, e Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do Brasil, são apenas algumas das mulheres fielmente retratadas nestes livros históricos para todas as idades.

 

Também a história de Tereza de Benguela, a líder quilombola do século XVIII que se tornou um ícone nacional, e que dá o nome ao dia 25 de julho, não foi esquecida.

 

Leia aqui gratuitamente a estória completa de Tereza de Benguela  Veja aqui todos os cordéis disponíveis

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.