DestaquePortugalTurismo

Conhece as 10 cidades mais bonitas de Portugal? E as 10 mais feias? Saiba quais são

Está a ver as duas cidades representadas na imagem do topo, Lisboa e Porto, bem, elas não aparecem em nenhuma das listagens por motivos facilmente compreensíveis. A sua inclusão iria transformar o artigo numa batalha norte-sul, e para isso já bastam três jornais desportivos diários. Bem jogado Vortex Mag!

 

Quando fez estas 2 listagens o objetivo da revista era “alertar consciência para o urbanismo desenfreado e a falta de planeamento urbano”, no caso das 10 cidades que consideraram ser as mais feias e “pensar em cidades cuja beleza merece mais atenção” por não serem valorizadas o suficiente pelo público no caso da lista das 10 cidades mais bonitas do país.

 

Apesar da subjetividade sempre inerente a estas coisas, os critérios de escolha estão definidos e parecem-nos tão razoáveis que não temos senão partilhar ambas as listas, tal como a Vortex as dá a conhecer.

 

Começamos pelas 10 mais feias e acabamos com as 10 mais bonitas, para terminr de forma positiva e encorajadora.

 

As 10 cidades mais feias de Portugal

Amadora

amadora

 

Loures

loures

 

Agualva-Cacém

agualva cacem

 

Barreiro

Barreiro

Póvoa de Santa Íria

póvoa de santa iria

 

Odivelas

odc 

Sacavém

000088086085086X0302Y065100F000000000

Valongo

valongo

 

Costa de Caparica

 costa da caparica

 

As 10 cidades mais bonitas de Portugal

 

Tomar

Tomar

 

Chaves

chaves

 

Évora

evora

 

Bragança

bragança

 

Guimarães

guimaraes

 

Tavira

tavira

 

Silves

silves

 

Elvas

elvas

 

Aveiro

Aveiro

 

Leya

7 Comentários

  1. Maria
    14 Setembro, 2016 às 21:07 — Responder

    Concordo inteiramente com as cidades mais feias. Por azar ( e por pertencer á classe operária baixa) cresci entre as cidades de Odivelas e Loures. A qualidade visual e ambiental do lugar é má, apesar de alguns escassos espaços verdes recuperados recentemente, já para não falar que na maior parte dos casos o lazer está restrito aos centros comerciais e cafés da zona, muito diferente do que se pratica no Norte da Europa e afins onde se privilegia a vida ao ar livre em espaços florestais amplos e livres.
    Nestas cidades suburbanas, onde durante várias décadas se construiu de forma desregrada e sem qualquer interesse estético, somente para dar a resposta á procura de habitação para quem encontrava trabalho na zona de Lisboa. O aspecto visual de muitos destes sitios é deprimente e certamente não convidativo á experiencia da vida ao ar livre: os passeios são estreitos, a poluição sonora e automóvel é grande, a experiência visual é pobre, e os espaços verdes limitados e pequenos (A área metropolitana de Lisboa terá menos de 20% de área arborizada, creio, o que para cidade grande é altamente criticável!). Creio que se subestima a qualidade visual do ambiente, algo fundamental para o bem-estar psicológico e para a motivação para a vida ao ar livre. Certamente quem vive em Sintra terá essa motivação, mas a zona de Sintra e parte da zona suburbana de Lisboa (Odivelas, Amadora, Loures) não têem comparação possivel, é da noite para o dia, (leia-se “ricos e pobres”). Basicamente estas cidades feias, principalmente as que rodeiam a Grande Lisboa, são basicamente armários feios para guardar mão-de-obra….

  2. EMANUEL FERRAZ
    15 Setembro, 2016 às 4:18 — Responder

    EU PENSO ASSIM : NÃO VI ALI NADA DE FEIO NEM DE BONITO APENAS VI ZONAS OU BAIRROS DISTRITAIS OU DE FREGUESIAS DE CIDADES . UMAS MAIS OU MENOS FEIAS OUTRAS MAIS OU MENOS BONITAS MAS CIDADES TODAS SÃO FEIAS EM QUALQUER PARTE DO MUNDO . TODOS SABEMOS DISSO POIS ELAS SÃO CINZENTO ,BETÃO , PRÉDIOS , BARULHO , POLUIÇÃO SONORA E NÃO SÓ MAS TAMBÉM DO AR , ÁGUA ETC ALI AMADORA É QUE FOI PIOR MAS AQUILO É APENAS NUM BAIRRO LÁ . TEM COISAS FEIAS SIM ( COMO ÁRVORES DESPIDAS , RUÍNAS , ESTRADAS E RUAS DE ALCATRÃO , PEDRA, GRAVILHA E CIMENTO OU CARROS VELHOS QUE CONFEREM ISSO ) MAS DAS BONITAS ACHEI A IMAGEM DE CHAVES BOA . NÃO ACHO NADA DE MUITO BONITO RUÍNAS NEM CASTELOS APENAS ACHO INTERESSANTE PARA ESTUDOS E PARA NOS SENTIRMOS TRANSPORTADOS PARA OUTRAS ERAS . É MUITO DIFÍCIL TER APENAS 10 DE CADA POIS SÃO MUITAS MAIS E PIORES OU MELHORES QUE TODAS ESTAS . SÓ DEPENDE DA QUANTIDADE DE PAISAGENS FEIAS OU BONITAS QUE TENHAM . AS QUE SÃO POR TI ESCOLHIDAS POR FEIAS SÃO AS MAIS BONITAS COMO COSTA E AS MAIS BONITAS PODEM SER AS MAIS FEIAS .TUDO É ILUSÃO . GOSTO DA BATALHA PELO SEU IMPONENTE MOSTEIRO E GOSTO DE PALÁCIOS

  3. ze
    28 Janeiro, 2017 às 14:46 — Responder

    Se calhar deviam sair mais do País para começarem a dar mais valor ao que têm

  4. 13 Setembro, 2017 às 16:20 — Responder

    Acho Portugal um país incrível as praias são belíssimas!!!

  5. Vitor Rodrigues
    25 Outubro, 2017 às 15:50 — Responder

    Funchal. Estou a chegar quando a noite cai, acendem as luzes , o que dizer.
    Parece um presépio.

  6. Mafurra
    25 Janeiro, 2018 às 14:31 — Responder

    Concordo plenamente consigo.
    A Maria foca bem os problemas das mais feias. E a comparação “Armários feios para guardar mão-de-obra”também é verdadeira.
    Mas todos sabemos que mesmo assim podiam ser bem diferentes. Bastava os autarcas servirem o povo em vez de se servir dele. A maioria deles está ali para se governar. E governam-se. Tiro o meu chapéu aqueles que mexem com as suas autarquias e tornam-nas em autênticas jóias.
    Gostei muito deste artigo.

  7. Viana
    31 Julho, 2018 às 10:40 — Responder

    Lamento informar que os Senhores portugueses necessitam dar mais valor às suas cidades. Mesmo nas cidades mais “feias” eu percebi uma tendência do fotógrafo em enquadrar os piores ângulos ou em construções deploráveis.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.