Grandes IdeiasMundoSociedadeTecnologia

Consumo natalício: e se em vez de presentes caros, oferecesse umas meias inteligentes?

É oficial: o Natal está aí à porta e trouxe consigo toda a azáfama do costume. Por muito que queiramos fugir da vertente consumista atrelada a esta quadra, o plano de escape pode revelar-se difícil. Tudo à sua volta apela à compra e a tarefa de manter aquele dinheiro guardado, longe do alcance do comércio, é penosa. Deste modo, para o ajudarmos a controlar os impulsos dispendiosos, resolvemos deixar-lhe uma sugestão inteligente (literalmente). A melhor maneira de fugir dessas despesas mais supérfluas e, mesmo assim, continuar a viver em pleno o espírito natalício, é desviando a atenção para os projetos manuais: estimulam a criatividade, ajudam a poupar, libertam-no do stress diário e, o melhor de tudo, são feitos por si. Há melhor maneira de oferecer amor?

 

Perseguindo o objetivo do “faça você mesmo”, a empresa Netflix lançou para o mercado um projeto de meias inteligentes, capazes de controlar o filme ou a série que o telespectador está a assistir. Além de aquecerem os pés, estas meias sabem quando adormeceu e, garantimos-lhe, não poderia arranjar melhor utensílio para as noites de inverno.

 

VEJA TAMBÉM

 

As “Netflix socks” (meias da Netflix) são compostas por mais do que tecido. Estas possuem uma placa de Arduino (uma  plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre), uma bateria, um acelerómetro (que mede a aceleração de um sistema; movimento), luzes LED e um bocado de feltro. Cada uma destas componentes tem a sua função, mas um objetivo comum: perceber se o telespectador adormeceu, parando, consequentemente, a transmissão dos conteúdos na televisão. Exemplificando a mecânica, o acelerómetro irá averiguar se a pessoa, que está a devorar uma série ou um filme no serviço da Netflix, parou de se mexer por um longo intervalo de tempo. Assim que isto for constatado, a luz LED das meias irá começar a piscar, emitindo o sinal de que a programação irá parar. Tudo isto para evitar que perca o fio à meada da série ou do filme que está a ver, sempre que cochilar ou cair profundamente no sono.

Meias inteligentes da Netflix – Imagem: Netflix

Este tipo de sistema foi lançado para os utilizadores do serviço da Netflix, mas pode ser adaptado para qualquer outro serviço online ou streaming (transmissão contínua). Para isso, precisa apenas de perceber como a mecânica e a engenharia eletrónica comunicam. Com o intuito de facilitar-lhe a vida, esta empresa disponibilizou um vídeo que lhe explica, detalhadamente, como criar as suas próprias meias inteligentes e tecnológicas – também pode consultar a informação disponibilizada no site. Escolha o tipo de tecido que pretende (aconselhamos que seja bem quente e felpudo) e veja o vídeo em baixo.

 

P.S. Agora, já pode oferecer meias no Natal e não ser desconsiderado. Bom trabalho!

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.