AngolaEconomiaSão Tomé e Príncipe

Crise de energia eléctrica está de volta a São Tomé

Leya

 

A crise eléctrica promete continuar a ser cíclica e sem uma resolução à vista. O seu fornecimento pela empresa EMAE, ganhou novamente protagonismo no país particularmente pela sua ausência, os cortes de energia eléctrica tornaram-se nos últimos tempos constantes, tendo a empresa anunciado oficialmente um plano de corte durante quatro horas por dia, durante tempo indeterminado.

 

“Avaria num dos grupos geradores” da central eléctrica do país é o motivo alegado pela empresa de electricidade, segundo a Agência Lusa. Apesar das várias possíveis soluções que foram anunciadas outrora, é uma situação que parece longe de chegar ao fim.

 

Dos variados investimentos feitos em consonância com o governo local conta-se a instalação de cinco grupo de geradores que custou aos cofres da cooperação China/Taiwan cerca de 15 milhões de dólares. Em Outubro do ano transacto foi anunciada a intervenção do grupo Efacec, que tem actualmente como principal accionista a Winterfell Industries, empresa detida pela empresária angolana Isabel dos Santos.

 

A intervenção da empresa Efacec resume-se na construção de uma central termoeléctrica no arquipélago de São Tomé com capacidade instalada de seis megawatts, que vai dotar o país com uma capacidade de produção de energia eléctrica de 26 megawatts, contra os 16 megawatts actuais. No entanto, esta nova realidade presumivelmente somente será possível no mês de julho.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.