AngolaPolíticaPortugal

Diário dos primeiros 16 dias de prisão de Luaty Beirão será publicado em livro

Leya

 

Sou eu mais livre, então na solidão do meu degredo, do que tu que vives preso à escravidão do medo.
— Luaty
O diário de prisão de Luaty Beirão, que esteve preso por mais de um ano, chega às livrarias a 25 de novembro. O livro “Sou Eu Mais Livre, Então: Diário de um Preso Político Angolano” vai ter os textos escritos por Luaty Beirão na prisão e contar como o ativista esteve amarrado, isolado numa cela sem água e com ratos, ou como lhe recusaram dar a ler certos livros ou receber algumas visitas da família.

 

Além disso, esta edição da Tinta da China vai incluir uma longa entrevista de vida feita pelo jornalista português Carlos Vaz Marques.

 

O diário dos primeiros 16 dias de prisão de Luaty Beirão vai chegar às bancas, em livro, devido à ideia de colocar o original no interior de um jornal, revelou o ativista, numa entrevista à Lusa.

 

– Aproveitei uma visita e meti entre jornais que não podiam entrar. Voltaram para casa [os jornais], com o caderno lá dentro. Não quisemos correr o risco de fazer de outra forma, o resultado está aí, porque foram lá à cela e levaram o outro caderno, que agora não aparece – começa por explicar Luaty Beirão.

 

O diário, de 100 páginas, retrata os primeiros 16 dias de prisão preventiva, até ao início de Julho, quando o activista e outros do mesmo grupo partilhavam espaço numa cadeia com cerca de 1.500 reclusos. A publicação, afirma Luaty Beirão, “não é sequer um quinto do material estava nos restantes cadernos”, que acabaram apreendidos pelos Serviços Penitenciários, já que tudo tinha de ser verificado, e no caso lido, à saída do estabelecimento prisional.

 

O rapper foi um dos 17 ativistas condenados a penas de prisão pelo tribunal de Luanda, a 28 de Março, por rebelião e associação de malfeitores, depois de ter passado mais de meses em prisão preventiva, após a detenção a 20 de junho.

(Imagem: Divulgação Tinta-da-China)
(Imagem: Divulgação Tinta-da-China)

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.