AngolaCulturaPaíses

Editora disponibiliza livro de Rafael Marques para download gratuito

A editora portuguesa Tinta da China, que editou o livro de Rafael Marques que motivou a queixa contra o jornalista, que ontem começou a ser julgado em tribunal, disponibilizou o livro completo na internet.

 

Em nota divulgada pela Tintas da China, Bárbara Bulhosa, editora responsável pela publicação do livro, afirma: “Na altura [da publicação do livro, em 2011] pensei, ingenuamente, que este livro serviria pelo menos para atenuar a violência quotidiana nas zonas de exploração diamantífera em Angola. Enganei-me. O livro serviu, ao invés, para desencadear uma perseguição ao seu autor“.

 

Disponibilizar a obra para todos foi a maneira, segundo Bulhosa, que a editora encontrou para apoiar o autor.

 

Rafael Marques recebeu na última semana o Freedom of Expression Awards na categoria Melhor Jornalista, prêmio que dedicado a destacar o trabalho de pessoas que tenham o maior impacto no jornalismo investigativo.

 

Em seu agradecimento, referindo-se às detenções de que também foi alvo e ao processo judicial movido contra si por generais angolanos após a publicação do livro “Diamantes de Sangue”, o humanista afirmou: “Estou orgulhoso e honrado por enfrentar um poder tão grande e permitir que muitas vítimas possam falar ao longo das minhas reportagens, produzidas durante os últimos dez anos. Sairei deste julgamento mais forte e com um poder acrescido graças a esta experiência”.

 

Para ler o livro “Diamantes de Sangue” na íntegra, basta clicar aqui.

 

Rafael Marques é acusado por sete generais pelo crime de “denúncia caluniosa” por conta dos relatos contidos no livro.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.