Cultura

Projeto Favela Mundo: tradição e música com “Samba no Pé”

Favela Mundo é uma entidade sem fins lucrativos que coordena um projeto com o mesmo nome, implementado na cidade do Rio de Janeiro desde 2010. As suas áreas de atuação estão voltadas para a inclusão cultural das comunidades cariocas, através de cursos gratuitos de cariz artístico. O projeto funciona num modelo de movimento, no sentido em que não está fixo numa zona de forma permanente. Por norma, a comitiva permanece nos locais em que é inserida durante um ano.

 

Até hoje, o Favela Mundo já impactou a vida de mais de 5 mil pessoas, em 11 comunidades do Rio e Baixada Fluminense. Para que os números continuem a subir e mais pessoas beneficiem do seu trabalho, foi criado o “Samba no Pé”. No fundo, consiste em mais uma oportunidade de gerar conhecimento junto das pessoas, neste caso através de uma oficina gratuita de samba. O programa irá desenrolar-se na favela da Rocinha, um dos locais onde a entidade está em funções atualmente (tal como em Acari e na Cidade de Deus).

 

favela
Mapa de atuação do projeto (Imagem: Reprodução Favela Mundo)

As aulas serão lecionadas pela bailarina Viviane Santos. Felizmente, os requisitos para a inscrição são poucos: basta que sejam pessoas com idade superior a 15 anos. Não é, sequer, obrigatório que sejam moradores da comunidade.

 

As lições de “Samba no Pé” vão acontecer durante as segundas-feiras de fevereiro, das 15 horas às 16:30, na Biblioteca Parque. As matrículas podem ser feitas, no mesmo local, nos dias 1 e 4 de fevereiro (2019), entre as 10 e as 15 horas. No total, existem 30 vagas disponíveis.

 

A missão deste evento é propagar a cultura e tradição brasileiras junto de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de viver uma grande parte da mesma — o samba. “Nosso objetivo é ensinar a quem sempre quis aprender a sambar e nunca teve a chance. Neste Carnaval, só não samba quem não quer” — Marcello Andriotti, fundador da Favela Mundo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.