EconomiaPaísesPortugal

Investigador Henrique Leitão vence o Prêmio Pessoa 2014

(Imagem: Reprodução TEDx Talks)

Henrique Leitão foi nesta sexta-feira laureado com o Prêmio Pessoa 2014, um reconhecimento no valor de 60 mil euros, atribuído desde 1987.

O seu esforço pela revitalização, a modernização e a divulgação da história da ciência portuguesa acabou por o tornar o mais novo nome de uma lista que inclui personalidades como a pianista Maria João Pires, o filósofo Fernando Gil ou a bióloga Maria Mota, vencedora do Prêmio Pessoa 2013.

O cientista e professor universitário não estava “nada à espera”. “Fiquei mais do que surpreendido”, disse ao Expresso, numa primeira reação à distinção.

Henrique Leitão é investigador principal no Centro Interuniversitário da História das Ciências e Tecnologia e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O trabalho que tem feito não parou na historiografia, passou pela publicação de livros de figuras científicas históricas, pela organização de exposições e pela ajuda na criação de um centro de investigação que está a formar a próxima geração de historiadores de ciência.

Este percurso assenta numa tentativa de mudar a forma como se olha para o passado científico de Portugal. “A questão científica incide muito intensamente na maneira como olhamos para nós próprios. A ciência está sempre ligada à ideia de sermos modernos. Se não se corrigir o discurso da história científica portuguesa, ficamos com uma ideia equivocada de nós próprios e acabamos por influenciar o presente”, defende.

Por tudo isto e tendo em conta o trabalho de “reconstrução histórico-científica do legado científico português e peninsular para a modernidade, Henrique Leitão tem sido a personalidade em torno da qual se constituiu uma escola de pensamento neste domínio científico”, disse o júri presidido por Francisco Pinto Balsemão. O prémio é uma iniciativa do jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.