Grandes IdeiasMundo

Já há uma app para cegos que traduz emoções faciais

A marca chinesa Huawei parece estar com a bússola voltada para a inclusão. O lançamento da Facing Emotions, uma app para cegos, promete fazer a diferença na vida das pessoas invisuais. Em parceria com o incrível mundo da inteligência artificial, esta gigante da tecnologia uniu esforços com a Associação Polaca de Cegos para dar vida — neste caso, dar som — às emoções faciais, de forma a permitir que estas sejam interpretadas por quem não as consegue ver. A aplicação está disponível para smartphones com o sistema Android. 

 

app para cegos
Na prática, esta nova app para cegos é bastante fácil de usar e foi testada por pessoas invisuais (Imagem: Reprodução Huawei)

 

A câmara traseira do modelo Mate 20 Pro da marca consegue identificar as expressões faciais quando colocada em frente ao rosto do interlocutor. O algoritmo usado para o desenvolvimento desta tecnologia analisa, entre outros elementos, os olhos, as sobrancelhas, o nariz e a boca do indivíduo. De seguida, uma das sete emoções contidas na aplicação é identificada e sonoramente transmitida para o utilizador. Fúria, medo, repugnância, felicidade, tristeza, surpresa e desprezo constituem a lista de expressões reconhecidas.

 

O compositor cego Tomasz Bilecki é o responsável pela criação dos sons emitidos. Segundo a Dezeen, Bilecki garante que as suas composições não distraem as pessoas da conversa e são facilmente identificáveis. Além disso, são sons simples e curtos.

 

app para cegos
O suporte para telemóveis, criado pelo designer Janek Kochanski, permite que esta app funcione sem o uso das mãos (Imagem: Reprodução Huawei)

 

Outra das inovações da marca, ainda a respeito da Facing Emotions, é o suporte que foi criado como apoio. Uma vez que as pessoas com deficiência visual necessitam, muitas vezes, de uma bengala, a Huawei quis garantir que a app dispensasse o uso das mãos. Atualmente, estes suportes estão disponíveis para venda online. Um número limitado de exemplares será, também, disponibilizado na Europa, através de parcerias com instituições de caridade.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.