MundoUncategorized

Já se acabaram todos os recursos naturais gerados para 2014

(Imagem: courtesy of vorakorn at FreeDigitalPhotos.net)

A conta relativa aos recursos naturais da Terra entrou no vermelho. O dia 19 de Agosto foi o dia de Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Segundo a organização, em menos de 8 meses foram esgotados todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano. O cálculo é da Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional que mede a pegada ecológica do homem no planeta.

Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo de acordo com o cálculo da GFN: de Outubro em 2000 a 19 de Agosto em 2014.

“O uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra está se tornando um dos principais desafios do século 21. É um problema tanto ecológico quanto econômico”, afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e co-criador da métrica de cálculo da pegada ecológica. “Países com déficits de recursos e baixa renda são excepcionalmente vulneráveis. Até mesmo países de renda per capita alta que tem a vantagem financeira de se bloquearem dos impactos mais diretos da dependência de recursos precisam saber que uma solução a longo prazo necessita abordar essas dependências antes que se transformem numa situação de crise econômica.”

Projeções sobre a população, uso de energia e produção de alimentos sugerem que a humanidade vai necessitar de usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século. Isso pode ser fisicamente impossível.

Os custos para a humanidade de ultrapassar os limites ecológicos do planeta se tornam mais evidentes dia após dia: desmatamento, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento de CO2 na nossa atmosfera aumentam a nossa dívida ecológica e trazem ainda prejuízos humanos e econômicos.

Governos que ignorarem os limites dos recursos renováveis no processo de tomada de decisão de políticas públicas podem colocar em risco a performance econômica a longo prazo. Em tempos de constante sobrecarga, aqueles países com déficit em biocapacidade vão descobrir que reduzir a dependência em recursos naturais está alinhada com interesse pessoal.

Reciprocamente, países que estão dotados com reservas de biocapacidade tem um incentivo para preservar esses ativos ecológicos que constituem uma gradativa vantagem competitiva em um mundo de ampliação de restrições ecológicas.

Pegada ecológica

A pegada ecológica faz a conta entre a demanda humana por recursos naturais e a capacidade regenerativa do planeta. Ela corresponde ao tamanho das áreas produtivas da terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos na nossa rotina – e se esse consumo está dentro da capacidade ecológica do planeta.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.