PolíticaUncategorized

Moçambicana é convidada especial em comemoração da ONU

(Imagem: Mark Garten/UN Photo)

A Organização das Nações Unidas celebrou nesta quarta-feira, em Nova York, o Dia Internacional da Juventude. Entre os convidados, destacava-se Raquelina Langa, uma moçambicana de 18 anos.

Raquelina conheceu o Secretário-Geral da ONU,  Ban Ki-moon, em maio de 2013, quando o Secretári-Geral da ONU fazia uma viagem oficial a Moçambique. Ali, ao visitar uma escola da capital Maputo, ele foi surpreendido pela pergunta da jovem de 18 anos, que queria saber se “uma mulher também poderia ser secretária-geral da ONU e o que era preciso fazer para chegar lá”.

A menina foi notada. E não demorou muito para que Raquelina Langa, a aluna da 10ª classe da Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, recebesse um convite do próprio Ban para participar do Dia Internacional da Juventude, neste 12 de agosto, como convidada especial.

Em entrevista à Rádio ONU, Raquelina contou que “estava vivendo um sonho.” A jovem, que nunca havia entrado num avião, afirmou que apesar de “um friozinho na barriga e do longo voo de 16 horas” não sentiu medo. “Estou aqui para aprender com o secretário-geral e me informar mais sobre meu trabalho como ativista a favor dos direitos das mulheres.”

Além da convidada especial, Raquelina Langa, o evento conta também com outros adolescentes ativistas, que defendem o direito de jovens com desordens mentais a obterem serviços de saúde adequados.

 

Sobre Dia Internacional da Juventude

O tema deste ano é  “Juventude e Saúde Mental”. Dados das Nações Unidas revelam que o mundo tem atualmente 1,2 mil milhões de pessoas entre 15 e 24 anos. Destas, segundo uma publicação da casa, 20% dos experimentam problemas de saúde mental todos os anos. São 240 milhões de pessoas que enfrentam diariamente desafios como o isolamento, os estigmas e sofrimento dos jovens que experimentam qualquer tipo de desordem mental.

“Neste Dia Internacional da Juventude 2014, tomemos a decisão que os jovens com problemas de saúde mental pode explorar plenamente o seu potencial e mostrar que os problemas de saúde mental, tudo nos diz respeito”, declarou o Secretário-Geral da ONU,  Ban Ki-moon, em mensagem sobre o Dia Internacional da Juventude.

YouthInfographics_MentalHealth_F copy

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.