Colaboradores Conexão

Karyna Gomes

Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana emigrada na Guiné-Bissau, Karyna Silva Gomes Serqueira é uma das referências da música moderna guineense. Nasceu em Bissau, uma cidade pequena e harmoniosa da África ocidental onde também cresceu a ouvir musica tradicional do país, musica urbana local e ritmos do mundo todo.

Iniciou sua carreira São Paulo (Brasil), onde cursou Jornalismo e viveu por cinco anos. Considera que sua raiz musical são os convívios de quintal, típicos das sociedades mestiças do hemisfério sul e que é influenciada pela sua mestiçagem e vivência em três continentes – África, América e Europa.

Na sua trajetória artística estão o grupo Rejoincing Mass Choir e Super Mama Djombo. Em outubro de 2014 lançou o seu primeiro disco a solo Mindjer que significa ‘mulher’ produzido por Paulo Borges e Editado pela Get! Records, uma espécie de genealogia musical onde a cantora relembra temas tradicionais com voz e percussão, clássicos da musica moderna guineense e o que ela chama de ‘minha musica da Guiné’ que são sonoridades diversas que se fundem e representam a musicalidade da própria cantora.

Vive no mundo, sem nunca perder a ligação e o olhar para a sua terra. Atualmente é madrinha do ‘Observatório dos Direitos da Criança’ na Guiné-Bissau e colunista do portal Conexão Lusófona.