CulturaEducação

Se sair das redes sociais pode ler 200 livros por ano

Ler 200 livros por ano parece uma tarefa impossível? Saiba que se deixar as redes sociais de lado poderá cumprir essa meta com menos de duas horas por dia. A revista americana Quartz fez o teste e comprovou que sim, não só é possível como é muito simples fazer isso.

 

Uma pesquisa da Pew Research Center sobre o índice de consumo de redes sociais em 2018 mostrou que passamos em média muitas horas por dia conectados. Os norte-americanos chegam a perder mais de 600 horas anuais em redes como Facebook e Instagram.

 

Se desligar a internet por alguns momentos por dia, poderá ler até 200 livros em um ano. Fizemos a matemática e é muito simples.

Como ler 200 livros por ano?

Primeiro, vai precisar de vigiar-se nas redes sociais. Em vez de gastar o seu tempo livre com isso, aproveite para pegar nos livros. Se lê me média entre 200 e 400 palavras por minuto (um parágrafo comum) o cálculo poderá ser feito da seguinte maneira:

  • Livros de não ficção têm em média 50 mil palavras, por isso podemos multiplicar 200 livros por 50 mil palavras, que dará 10 milhões de palavras lidas por ano;
  • Logo: 10.000.000 palavras/400 palavras por minuto = 25 mil minutos;
  • 25 mil minutos/60 minutos = 417 horas;
  • E se dividirmos 417 horas por 365 dias: temos 1 hora e 15 minutos por dia.

Sabe aquele tempinho preso no trânsito? Em vez de ver o Instagram do seu melhor amigo, pode ler alguns capítulos de livros. Por isso, não existe essa conversa de “eu não tenho tempo”. Aproveite seus intervalos no trabalho, no caminho para casa e antes de dormir.

 

Substitua o celular pelo livro e conseguirá facilmente ultrapassar essa meta! Para conseguir mais tempo, desligue também a televisão. Pode organizar a sua rotina para se dedicar mais aos estudos do que às distrações provenientes dos meios de entretenimento.

Como acabar com o vício em redes sociais?

Sim, é verdade, muita gente não consegue simplesmente desligar, pois o vício é grande. Mas existem algumas dicas que podem ajudá-lo a largar de vez as redes sociais e aproveitar melhor o seu tempo.

 

A primeira delas é remova as tentações. Se está a tentar emagrecer, não deixa chocolate espalhado pela casa, não é? Deixe o seu telemóvel no modo silencioso, desligue o computador e a televisão quando for ler.

 

Deixe livros ou leitores digitais sempre acessíveis e, de preferência, carregue-os consigo aonde for. Instale aplicativos de leitura no seu tablet ou smartphone. Assim, evita entrar logo nas redes sociais. Existem vários com muitas obras gratuitas.

 

Entre para clubes de leitura ou fóruns com pessoas que leem e discutem obras com certa frequência. Com isso, estará a estimular-se a si mesmo a ler mais e a mudar de hábitos. E, por fim, faça a sua família e amigos a entrarem na onda, até porque uma competição saudável pode ser muito positiva!