PaísesPortugalSociedade

Lisboa conquista o título de Capital Europeia do Voluntariado em 2015

(Imagem: Reprodução Câmara Municipal de Lisboa)

2015 será o ano do voluntariado. Pelo menos em Lisboa, que foi eleita como Capital Europeia do Voluntariado para o próximo ano.

O estatuto visa “promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”, segundo as informações divulgadas em uma nota do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso.

Lisboa sucede assim a Barcelona na Espanha, que teve o estatuto durante o ano de 2014. Para a posição em 2015 concorreram também cidades de Basel (Suíça) e Nápoles (Itália).

A premiação é, além de um reconhecimento ao trabalho já implementado, um estímulo a quem ainda não está com as mãos na massa.

O Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Lisboa conta atualmente com 2 500 cidadãos e cerca de 200 instituições que prestam serviços em áreas tão distintas como a cultura, a teleassistência, o apoio nas comissões de proteção de crianças e jovens, eventos vários, ou na Quinta Pedagógica e na Casa dos Animais, por exemplo.

De acordo com o comunicado, foram analisados os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas no Policy Agenda for Volunteering in Europe (PAVE), apresentado em 2011, como “a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste sector, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, pode ler-se.

A decisão que foi revelada no início de dezembro, mês em que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.