Sustentabilidade

Mapa interativo mostra quanto sua cidade será impactada pelo aumento do nível do mar

Um mapa interativo elaborado pela Climate Central – organização independente que pesquisa e reporta fatos sobre mudanças climáticas – mostra os impactos do aquecimento global nas cidades costeiras de todo o mundo. Todos os países lusófonos são banhados pelo oceano e o aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras, afetará desde a quantidade de terra à vista até a produção de alimentos na região.

Regular temperatura para ver o aumento do nível do mar

No mapa é possível regular a temperatura e visualizar a modificação nos territórios com o aumento do nível do mar. No Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, as praias do Flamengo e de Botafogo desapareceriam e a de Copacabana se reduziria à metade.  O Morro da Urca e o Pão de Açúcar se tornariam uma península e a cidade seria completamente alterada, com uma ampliação da Baía de Guanabara.

 

Em Maputo, o Palácio da Ponta Vermelha, residência oficial do presidente de Moçambique, ficaria próximo às margens do mar. E, em Angola, a Ilha de Luanda desapareceria, assim como toda a parte que atualmente está entre o mar e a Avenida Comandante Kima Kienda (Estrada Nacional 100) em Luanda.

 

Em Lisboa, capital de Portugal, tanto a região do Cais do Sodré quanto o Terreiro do Paço ficariam sob a água caso haja um aumento de 4 ºC na temperatura média global. Grandes extensões de terra hoje às margens do Tejo deixarão de existir – como Vila Franca de Xira, por exemplo. No Porto – Norte de Portugal – toda a área turística da Ribeira e as margens do Douro ficariam submersas. Também grande parte da Foz.

 

Aquecimento Global

Segundo a Climate Central, um aumento de 2 ºC na temperatura média da Terra já significaria uma mudança radical com impacto migratório devido a secas e enchentes, além da reordenação de territórios. No entanto, a plataforma permite verificar como ficariam as cidades caso a temperatura aumente até 4 ºC, o que é sinalizado como possível por estudiosos.

 

O aquecimento global é agravado pela quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera, sendo foco de estudos e políticas públicas na área ambiental em todo o mundo. O evento internacional mais importante na área são as COPs, Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas que reúnem grandes líderes políticos.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.