CulturaMoçambiquePaíses

Mia Couto cria fundação para apoiar cultura moçambicana

(Imagem: Reprodução Publishing Perspectives)

O escritor Mia Couto e seus dois irmãos criaram uma fundação para homenagear o pai, Fernando Leite Couto, conhecido poeta e jornalista moçambicano, antigo diretor da editora Ndjira.

A Fundação Fernando Leite Couto será inaugurada nesta quinta-feira em Maputo, dia em que, se estivesse vivo, o homenageado completaria 91 anos. A instituição se propõe a continuar a obra do seu patrono, com enfoque maior na literatura e na arte. A literatura, com o apoio a novos autores, promoção e patrocínio de ações de formação, intercâmbios, a montagem de uma biblioteca e apoio a outras do país, terá peso, mas a fundação irá abarcar outros campos da cultura, conforme anunciou Mia Couto, semana passada, durante uma conferência de imprensa que serviu de apresentação da iniciativa à imprensa.

– Não nos vamos cingir apenas à literatura, porque sentimos e queremos abarcar outros campos das artes, da cultura. Teremos exposições de pintura, conferências, debates, colóquios sobre os mais variados temas relacionados com a cultura, estamos a pensar também em fazer algo no jornalismo, pois o nosso pai foi também jornalista – , afirmou Mia Couto, citado pelo jornal Notícia.

Fundacao-Couto-17
(Imagem: Reprodução Jornal Notícia)

 

A fundação vai apoiar ações culturais para divulgar a literatura e a arte de Moçambique, apoiar novos autores, promover eventos literários, exposições de artes plásticas, debates, oficinas de criação literária e intercâmbios, entre outras iniciativas. Um dos planos da fundação é instituir prêmios e conceder bolsas de estudo, uma velha preocupação de Mia Couto, que há tempos manifestou o desejo de ver estimulados jovens escritores nacionais.

Presidida pelo escritor Mia Couto e administrada pelos seus dois irmãos – Fernando Amado e Armando Jorge -, a instituição deverá apoiar ações culturais também na cidade da Beira, de onde é originária a família.

>> Mia Couto: “Olhamos para a África com valores europeus”

>> Mia Couto é finalista do Man Booker Prize 2015

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.