CulturaEducaçãoMoçambiquePortugal

Moçambique vai celebrar Dia de Portugal

Leya

 

A cada dia 10 de Junho, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa exalta Luís Camões e a língua portuguesa, e em Moçambique não será excepção. A rede de Centros de Língua Portuguesa/Camões (CLP) de Moçambique tem vindo a dinamizar anualmente o Campeonato da Língua Portuguesa como actividade comemorativa desta efeméride.

 

Como já é hábito, trata-se de uma prova escrita, que incide em questões de língua e cultura portuguesa, destinada aos estudantes universitários das delegações da Universidade Pedagógica (UP) que acolhem estes seis CLP (Beira, Gaza, Maputo, Nampula, Niassa e Quelimane) e aos alunos do ensino secundário das respectivas cidades.

 

E para o presente ano, os CLP estão já a aceitar inscrições para o Campeonato da Língua Portuguesa que vai decorrer no dia 11 de Junho, na Cidade de Maputo.

 

Como surge o dia de Portugal?

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 

Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

 

Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.