AngolaBrasilCulturaDestaque

Mostra ‘AquiÁfrica’ apresenta a África contemporânea através dos olhos dos seus artistas

Até fevereiro de 2016, o Sesc Belenzinho, em São Paulo, recebe a mostra AquiÁfrica. São pinturas, vídeos, desenhos, esculturas e fotografias que abordam questões-chaves para o povo africano, como os problemas de imigração, a xenofobia, o consumo desenfreado, as tradições culturais e os sistemas de poder vigentes em seu continente.

 

A exposição reúne 13 artistas contemporâneos vindos da Costa do Marfim, Mauritânia, Camarões, Congo, Angola, Senegal, Burkina Faso, Nigéria, Zimbabwe, Benin, Republica Democrática do Congo e Gana.

(Imagem: Reprodução @artesmoda, Instagram)
(Imagem: Reprodução @artesmoda, Instagram)

A maioria dos artistas vêm, não por acaso, de países próximos à face oeste do continente africano, mais perto da América.

 

– Eu não podia trazer a África inteira, infelizmente”, diz Fürstenberg. “Então escolhi países que tenham relação com o Brasil, porque não se pode esquecer que os escravos foram trazidos de lá – explicou à Folha de S.Paulo a curadora turca Adelina von Fürstenberg, diretora da ONG ART for the World.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

O angolano Edson Chagas representa os PALOP dentre os artistas participantes. O fotógrafo nasceu em Angola, em 1977, onde vive e trabalha. O artista usa a fotografia como um processo que investiga a vida cotidiana e também utiliza as imagens para fazer uma crítica ao consumismo.

(Imagem: Montagem sobre reprodução Lagos Photo Festival)
(Imagem: Montagem sobre reprodução Lagos Photo Festival)

O fotógrafo angolano participa com a série de fotografias “Oikonomos” (2011), na qual fotografa a si mesmo posando com vários sacos de plástico que cobrem a cabeça. Estes sacos derivam de bens de consumo produzidos em massa encontrados em diversos locais ao redor do globo. Chagas usa este ato performativo para abordar a despersonalização numa época de consumismo global: a individualidade do artista é mascarada por detritos da cultura popular.

(Imagem: Reprodução @artesmoda, Instagram)
(Imagem: Reprodução @artesmoda, Instagram)
Informações práticas
Mostra AquiÁfrica
Quando: até 28 de fevereiro de 2016
Onde: Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho – São Paulo/Brasil)
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações: (11) 2076-9700 / sescsp.org.br/belenzinho

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.