AngolaDestaquePolítica

O novo Procurador de Filadélfia é angolano e chegou aos EUA como refugiado

Sozi P. Tulante chegou aos Estados Unidos da América com apenas 8 anos de idade e com o estatudo de refugiado.

 

O seu pai, Manuel T. Sozinho, antigo combatente de guerrilha da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), tornou-se o primeiro Comandante da Marinha de Guerra angolana durante os acordos de Alvor (entre o governo português e os três movimentos independentistas).

 

Depois do fracasso das negociações entre as três forças independentistas, Manuel T. Sozinho, fugiu para a República Democrática do Congo, onde foi detido pelo regime de Mobuto em 1982, tendo sido libertado após grande pressão das Nações Unidas.

 

Foi depois da libertação, e graças ao esforço da diplomacia internacional, que se exilou nos Estados Unidos da América juntamente com a família, com o estatuto de asilado político.

 

Já na Pensilvânia (Estado onde se localiza cidade de Filadélfia), trabalhou como taxista e ajudou a fundar uma associação de emigrantes angolanos.

 

Quando faleceu com 71 anos de idade era dono de uma grande e bem-sucedida empresa de táxis.

 

Sozi P. Tulante fez todo o percurso académico nos Estados Unidos, tendo cursado Direito na prestigiante Universidade de Harvard.

 

Advogado de profissão, Sozi foi nomeado para o cargo de Procurador da cidade no dia 14 de dezembro por Jim Kenney, o mayor de Filadélfia, eleito pelo partido Democrata.

 

A nomeação ainda carece de confirmação pelo conselho camarário, mas será uma confirmação meramente formal, porque todos os membros do mesmo já se pronunciaram favoravelmente à escolha.

 

Leya

3 Comentários

  1. 6 Abril, 2017 às 14:06 — Responder

    Este personalidade angolana faz me lembrar tantas outras como a actual ministra da justiça portuguesa que também teve que fugir pra não ser assassinada pelo mpla em 1977 depois de lhe terem assasinado selváticamente o irmão!

  2. helio joao
    6 Fevereiro, 2018 às 8:59 — Responder

    Mr Tulante,
    Congratulations and GOD bless u

  3. Rodolfo Madeira
    20 Fevereiro, 2018 às 13:12 — Responder

    Congratulations Mr.Tulante!
    Wish you all the best in your career.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.