O Que Fazemos

Para além deste site, a Conexão Lusófona, enquanto organização/associação de jovens da Lusofonia, atua sobre três pilares que considera a base de uma intervenção construtiva, democrática e eficiente, que promoverá no longo prazo, um mais aprofundado sentimento de pertença e identificação de todos para com a Lusofonia.

1. Indústrias Criativas, Cultura & Conhecimento Mútuo

Realização de eventos culturais, direcionados aos jovens em todos os países de língua portuguesa, que promovam também o debate e a troca de conhecimento – Planejamos, produzimos e executamos projetos como o “Conexão Lusófona em Debate”, “Festival Conexão Lusófona”, entre outros, que se materializam das mais diversas formas.

Por outro lado, estamos a trabalhar também para uma presença mais ativa na web, através do desenvolvimento do nosso site, que, para além de procurar fomentar a participação e a interculturalidade no seio da comunidade, será uma alavanca para a promoção das indústrias criativas e uma ferramenta útil para a mobilidade dos pessoas no espaço da Lusofonia.

2. Educação & Desenvolvimento Humano

Desenho e realização de projetos na área da educação/formação de jovens lideranças que fomentem o intercâmbio e voluntariado. Projetos como o “Encontro de juventude lusófona”, os “cursos de jovens líderes para a Lusofonia” e uma série infantil de desenhos animados tendo como público-alvo as crianças da Comunidade, dentre outros.

3. Empreendorismo, Cooperação & Relações Internacionais

Criação de projetos de fomento ao empreendorismo e à cooperação entre jovens e/ou ONG’s lusófonas; Participação assídua em fóruns internacionais de juventude e nos fóruns da CPLP; desenvolvimento de projetos em parceria com a CPLP ou Estados, regiões e cidades da Comunidade. Ser uma voz da juventude lusófona junto dos agentes institucionais e suas estratégias internacionais acerca das ações que fazem a diferença no presente e no futuro da nossa Comunidade.