DestaquePaísesPortugalSaúde

Operação inédita no mundo devolve a visão a paciente em Portugal

(Imagem: Tonymadrid via Flickr cc)

Pouco mais de cinco horas. Este foi o tempo necessário para uma equipe de oftalmologistas do Centro Cirúrgico de Coimbra reverter o que era a sentença de uma vida para o paciente Martinho Santos Martins.

Dois dias após a intervenção, o doente a quem tinha sido diagnosticada uma cegueira irreversível já conseguia contar os cinco dedos de uma mão à distância de um metro.

Tecnicamente, esta nova cirurgia realizou com sucesso uma translocação parcial do segmento anterior do olho. Os cirurgiões António Travassos, José Galveia e Sofia Travassos, apoiados pela anestesista Paula Pereira, executaram as manobras cirúrgicas necessárias para que fosse feita uma translocação, uma deslocação de algo para outro lugar. Neste caso, a mudança foi feita de um olho para outro olho.

A necessidade de mudança estava justificada no fato de o doente ter perdido a visão nos dois olhos e, se num deles já não era possível qualquer tipo de recuperação, no outro olho, os exames de diagnóstico indicavam que existia a possibilidade, ainda que remota, de ver alguma coisa. A parte posterior daquele olho indicava que estavam ativas algumas das funções que permitem o acesso à visão.

– Esta é uma cirurgia que prova que nunca devemos desistir de fazer o melhor por cada doente e, neste caso específico, tínhamos de tentar proporcionar melhor qualidade de vida, porque este era um caso em que a alternativa era deixar manter o doente na cegueira – explicou António Travassos em comunicado oficial do Centro Cirúrgico de Coimbra.

(Imagem: Reprodução ccci.pt)
(Imagem: Reprodução ccci.pt)

Segundo o informativo, a capacidade de visão tem condições para melhorar ao longo do processo de recuperação que se segue. Depois de recuperar a visão, que tinha dado como perdida e já irrecuperável, o paciente ainda se emociona sempre que fala sobre este seu problema e apenas consegue afirmar que “em Oftalmologia também se fazem milagres”

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.