Economia

Os riscos das rede wifi abertas

Boas Pessoal da Lusofonia, hoje vou comentar um pouco sobre segurança.

Estar online já é parte da nossa rotina diária, e estar conectado a um hot-spot gratuito é mesmo comum. A proposta deste artigo é dar alguns um conselho de segurança, pois é frequente ver pessoas a consultar os seus saldos no telemóvel, tablet e afins utilizando redes públicas.

Vou ser direto: não consultem, nem façam transferências ou operações bancárias em redes wifi abertas ou de uso público. Isto é um prato cheio para os hackers e curiosos de plantão… Explico: hoje na internet há ferramentas livres para capturar packets de informação e com isso é possível saber o que você esta a fazer.

Ou seja: você está tranquilo em um centro comercial que tem internet gratuita a se divertir, mas pode estar a ser espionado sem saber. Basta o instante de estar a se autenticar para receber um malware e ter todo seu teclado monitorado e os sites que esta a visitar descobertos.

OK, mas aí você pensa: “eu tenho um OSX (Machintosh)! isso não atinge”… Desculpa lá, mas é mentira!!! Há várias técnicas para isso, o tráfego das informações é igual no OSX, no Windows e no Linux, basta um “men in the middle” bastante experiente para lhe dar uma dor de cabeça grande o suficiente para você nunca mais querer saber de entrar na internet.

Acredite, já fiz este teste em centros comerciais utilizando dois computadores e vi que a segurança (quando tem) é irrisória, consegui monitorizar todos os acessos do meu outro PC sem muita dor de cabeça. Poderia ficar um bom tempo falando do processo que é utilizado para isso, porém meu intuito não é ensinar mas sim proteger, porque todo dia já temos confusão suficiente no mundo online… Então fica a dica: para informações sensíveis jamais utilizem redes públicas. Ou seja: não confira o e-mail da empresa, não entre no seu banco, não faça compras e nada que possam dar qualquer tipo de informação por canais não confiáveis.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.