PortugalSaúdeSociedadeTecnologia

Petappoint: a app que lhe permite andar com um veterinário no bolso

Facto: a tecnologia revolucionou os hábitos da sociedade contemporânea. Hoje em dia, existem aplicações que visam suprir as necessidades mais variadas e peculiares dos comuns mortais. O que ainda não deve saber é que estas também prometem inovar e agilizar a vida dos seus patudos.

 

Em 2016, Portugal tornou-se no primeiro país de língua portuguesa a criar uma linha telefónica de apoio nacional: a Saúde Animal 24. Apesar de ter recebido cerca de 20 mil chamadas; de ter conquistado três prémios; de ter colaborado com os bombeiros durante o flagelo dos incêndios e de ter criado um serviço de atendimento especializado para pessoas surdas, o projeto foi encerrado – por tempo indefinido – devido à sua insustentabilidade económica. Ora, para contornar este insucesso e garantir que os seus amigos de quatro patas conseguissem ter um atendimento personalizado, a partir de um clique e de forma gratuita, começaram a surgir algumas soluções. É neste contexto que começa a ser escrita a (vasta) história das aplicações para os seus companheiros, com tração às quatro patas. Tome nota.

 

Criada em território português, a aplicação Petappoint permitirá a todos os donos de animais, utilizadores de dispositivos móveis com sistema iOS (sistema operacional da Apple), esclarecer todo o tipo de dúvidas e fornecer orientações personalizadas, através de um chat em tempo real. Parece-lhe bem? Comecemos por alguns esclarecimentos: numa primeira fase, falará com uma assistente virtual que irá fazer-lhe algumas questões sobre o estado de saúde do seu animal de estimação. Além disso, o médico veterinário, através da app, poderá pedir fotografias, vídeos ou mais informações sobre o seu companheiro, com o intuito de fornecer-lhe as recomendações necessárias. Uma vez que não é permitido realizar diagnósticos ou fazer prescrições a partir da aplicação móvel, através das informações que foram sendo recolhidas e da sua geolocalização, o médico-veterinário indicar-lhe-á as clínicas veterinárias ou os centros médicos-veterinários mais próximos, sempre que achar necessário.

Imagem ilustrativa da aplicação Petappoint
Imagem ilustrativa das funcionalidades da aplicação Petappoint

A Petappoint foi fundada por dois médico-veterinários portugueses, com experiência a nível nacional e internacional. João Bordelo e Catarina Coelho decidiram munir, os dias que correm, com uma app que possa esclarecer todo o tipo de dúvidas existenciais sobre o complexo universo dos animais, evitando que as pessoas recorram à internet para apaziguar inseguranças sobre o bem-estar dos seus cães, gatos, pássaros e outros amigos de companhia. Podemos constatar que o primordial objetivo da aplicação passa por fintar as informações pouco credíveis que o “Doutor Google” – pouco ou nada especializado em medicina veterinária – teima em fornecer, assim que é consultado. Deste modo, a Petappoint pretende ser o seu médico-veterinário de bolso, ajudando a promover a melhoria da qualidade de vida dos seus animais e evitando que o estado de saúde dos mesmos se agrave, sempre que necessitar de auxílio ou esclarecer questões pontuais.

 

Despistar alarmismos pouco fundamentados e prevenir as interpretações incorretas de sintomas está agora ao alcance de um consentimento cibernético. Basta descarregar a aplicação para o seu dispositivo móvel e usá-la sempre que achar necessário. Para o futuro, se a app for bem recebida, estima-se que esta passe a estar também disponível para dispositivos móveis com sistema Android e possa ser utilizada além-fronteiras lusitanas.

 

Além da Petappoint, poderá encontrar toda uma panóplia de aplicações para os seus animais de estimação, com diferentes características, na sua playstore. Umas decidem dedicar-se puramente ao visual dos mesmos, dando-lhe dicas para deixar o pelo mais macio ou brilhante, como é o caso da TapGroom (tapgroom); outras podem ser usadas como um boletim médico que regista todo o percurso de vida dos seus companheiros, como a Petable (petable.care); e ainda existem as que ousam funcionar como tradutoras dos latidos dos seus cães e dos miares dos seus gatos: Cão Tradutor Simulator (dogtranslate) ou a Gato Tradutor Simulator (cattranslate), respetivamente. Sempre que quiser esclarecer dúvidas sobre o estado de saúde do seu companheiro, além da Pettappoint, pode também consultar o site Saúde Animal 24 que, apesar de ter extinguido a linha telefónica de apoio, continua a fornecer informações pertinentes e fidedignas sobre os seus “mais que tudo”.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.