AngolaPaísesPolíticaPortugal

Portugal e Angola reaproximam relações comerciais

(Imagem: Reprodução Flickr Moitas Moitas)

 

A propósito da primeira visita oficial de Rui Machete, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal a Angola, que teve início na passada segunda-feira, com vista ao reforço da cooperação bilateral, os dois países têm vindo a reaproximar agendas e a nova estratégia conjunta pode começar a dar frutos desde já.

Após uma reunião com José Eduardo dos Santos, o Presidente angolano, o Ministro de Estado português anunciou que, à semelhança do que já acontece entre Angola e Brasil, os dois países deverão avançar com um regime de vistos especial para empresários. Os termos do acordo não foram revelados, apenas foi manifestada a intenção de reforçar as trocas comerciais entre os dois parceiros lusófonos.

Recorde-se que em 2013, ano em que Luanda decidiu não dar seguimento à parceria estratégica com Lisboa, o volume de negócios entre os dois países atingiu os 8.878 milhões de dólares. Já no terceiro trimestre do ano transacto, as exportações portuguesas para o país africano cresceram 49,8%, fruto do estado de graça que vivia a economia dos palancas.

Portugal é o país líder nas importações de bens e serviços angolanos, estima-se que num valor total de 1,6 mil milhões de dólares, mas Angola é apenas 11ª na lista de países de onde Portugal mais importa, com valor de 352 milhões de dólares, aproximadamente.

Rui Machete revelou ainda que estas reuniões ministeriais passariam a ter uma periodicidade anual, de forma a melhorar a cooperação bilateral de forma gradual e constante, e que seriam realizados vários fóruns empresariais, para se discutirem problemas com investimentos, exportações e importações. O primeiro fórum terá lugar em Luanda, já em abril.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.