PaísesPortugalSociedade

Portugal é o 2º melhor país do mundo a acolher imigrantes

(Imagem: Reprodução Imagem Pessoal)

Apesar de Portugal ser um país pequeno, esteve quase sempre de braços abertos à entrada de imigrantes no seu território.

Confirmado pela quarta edição do MIPEX (Migrant Integration Policy Index), Portugal é o 2º melhor país do mundo para receber e integrar imigrantes, num ranking mundial em que constam 38 países.

Assim, recebe uma pontuação de 75 (numa escala de 0 a 100) na tabela do MIPEX, um valor acima do recebido na última edição da avaliação, em 2010. Isto só foi possível graças a Portugal apresentar um dos melhores sistemas de programas de emprego e de proteção às vitimas de violência doméstica.

Apesar da crise económica vigente, os resultados no acesso à saúde, à educação e à habitação permanente dos imigrantes não foram os melhores, ainda assim estando na linha positiva. O relatório demonstra ainda, com pontuações mais elevadas, facilidade de acesso à nacionalidade e à reunião de famílias.

Apesar da crise económica persistir em Portugal e ter reduzido a qualidade dos indicadores de acesso à saúde, educação e habitação permanente, sob o olhar dos imigrantes a percepção acerca do país permanece bastante positiva. O relatório demonstrou ainda que a facilidade de acesso à nacionalidade e à reunião familiar foram indicadores que progrediram nos últimos anos. Portugal é também considerado, segundo o estudo, o país da Europa do Sul com melhor resultado na promoção de igualdade e no combate à discriminação.

É revelado ainda que Portugal é um dos melhores países de acesso por parte dos imigrantes a emprego com igualdade de oportunidades e direitos, mas é alertado que é frequente existirem imigrantes a trabalhar abaixo das suas qualificações, não sendo assim possível ter acesso a apoios sociais como o subsídio de desemprego.

O MIPEX

A lista comparativa e ordenada dos 38 países que integram o ranking só será conhecida na totalidade no próximo dia 30, em Bruxelas. O MIPEX é considerado o índice mais compreensivo e confiável para comparar o que os governos estão fazendo para promover a integração de imigrantes na Europa e no mundo.

1 Comentário

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.