BrasilNotíciasPortugalSociedadeTecnologia

Para ir se ambientando: descubra a correspondência em Portugal de sites essenciais brasileiros

Quando se muda de país, ou mesmo antes da viagem, é normal ficar um tempo “perdido” sem saber bem onde achar aquelas coisas corriqueiras que no nosso país de origem consultamos de forma orgânica, sem pensar. Para amenizar esse problema, e porque na Terrinha há mais coisas parecidos com o Brasil do que você pode imaginar, fizemos uma seleção de websites frequentes do dia a dia dos brasileiros, com seus correspondentes mais similares em Portugal. Aproveita!

 

1) Voucher?

Para quem gosta de compras coletivas, ofertas e descontos, certamente está acostumado com Peixe Urbano ou Groupon, no Brasil. Em Portugal, há o Odisseias, que tem a mesma lógica de funcionamento, com abrangência nacional.

 

2) Humor em vídeo

Acompanhar o Porta dos Fundos é rotina para muitos brasileiros. Com visão crítica e bem humorada da situação do país, os humoristas são especialistas em sátiras, esquetes e em brincar com a cultura local. Em Portugal, há o Donos Disto Tudo e o Gato Fedorento. Claro que é necessário conhecer um pouco da cultura portuguesa para entender os trocadilhos e o humor é uma das coisas mais difíceis de se compreender em outra cultura, mas que tal dar uma olhada?

 

3) Notícias

Acompanhar as notícias de um país é uma das formas de melhor se entrosar na cultura, conhecer suas diferenças e questões históricas. Além de ser uma ótima forma de ter assunto para conversas, não é mesmo? No Brasil, os sites generalistas com maior número de visualizações são Globo.com e Uol. Em Portugal, há o Observador. E entre os que representam versões online de jornais impressos tradicionais, os mais conhecidos, no Brasil, são Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. Em Portugal, são o Público, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias. Em Economia, no Brasil, há o Valor Econômico. Em Portugal, Dinheiro Vivo e Jornal Económico. Se você gosta de esportes, assim como há o Lance no Brasil, há A bola, O Jogo e Record em Portugal.

 

4) Notícias e humor

Se achava que só O Sensacionalista falava a verdade a brincar, em Portugal, o Inimigo Público arranca gargalhadas ao trazer cenas do cotidiano em uma visão bem humorada.

 

5) E-commerce

Submarino no Brasil é uma loja online na qual pode-se pesquisar sobre tudo e mais um pouco. Eletroeletrônicos, livros, roupas, móveis. Em Portugal não há um site com tamanha abrangência, mas não impede de haver possibilidades de pesquisar sobre eletroeletrônicos, por exemplo, na FNAC.

 

6) Compare preços

Está em dúvidas quanto a uma compra e quer comparar os preços em diferentes plataformas? Assim como o Buscapé no Brasil, há o Kuantokusta em Portugal. Talvez te ajude.

 

7) Eletrodomésticos

Se no Brasil o Ponto Frio é conhecido pelos eletrodomésticos, em Portugal pode encontrar os mesmos produtos na Rádio Popular, no Continente ou na Worten.

 

8) Móveis

O maior grupo de móveis presente em Portugal é o IKEA, loja de imóveis e decoração que seria comparável, no Brasil, à Tok&Stok. Mas também há a possibilidade de ir ao Conforama, que seria mais próximo às Casas Bahia. No Brasil, ainda há Lojas Cem e Magazine Luiza. Em Portugal, há uma tradição forte no uso de madeiras e muitas pequenas lojas independentes que produzem mobiliário de alta qualidade. Vale lembrar e procurar!

 

9) Finanças

Vamos falar de coisa séria: impostos. No Brasil, a Receita Federal é responsável pelo recolhimento de impostos, tributos e é o local de uma das mais importantes declarações a se fazer em um país: o Imposto de Renda (IRPF). Em Portugal, o Imposto de Renda (IRS) está a cargo do Setor de Finanças. Respeitem sempre os prazos.

 

10) Telefonia

TIM, Vivo, Claro, Oi, todas essas empresas de telecomunicações são bem conhecidas dos brasileiros. Mas quando chegam a Portugal, não sabem exatamente se é uma boa pedida escolher um chip (cartão SIM) da Vodafone, WTF, Meo. Os sites ajudam com todos os tarifários e apresentações de planos. Que tal? Lembrem-se que essas mesmas empresas, em Portugal, oferecem a internet fixa.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.