BrasilEducação

Projeto de escola carioca estimula o debate sobre a lusofonia

Um projeto do Colégio Paraíso (afiliado ao Grupo Lusófona), na cidade brasileira de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, permitiu a um grupo de alunos um mergulho no universo da lusofonia.

 

(Imagem: Conexão Lusófona)

 

Realizada durante o mês de outubro, a iniciativa do professor de Empreendedorismo Raphael Porto mobilizou os estudantes das turmas do 2º ano do Ensino Médio numa imersão de pesquisa e atividades práticas acerca da cultura, da política, da geografia e da história dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

(Imagem: Conexão Lusófona)

 

Entusiasmados com a oportunidade, os alunos se empenharam em conhecer e transmitir suas descobertas, de mundos e costumes que são simultaneamente tão próximos e tão distantes. Chamaram-lhes atenção os níveis educacionais e econômicos, a distância física entre esses países, o processo de independência das metrópoles (não apenas de Portugal, como no caso do Timor-Leste), a existência de mais de uma língua oficial, e a maneira como os países se inserem no mundo globalizado, com as especulações do mercado, exploração de recursos naturais e como isto afeta as culturas de cada local.

 

(Imagem: Conexão Lusófona)

 

(Imagem: Conexão Lusófona)

 

A atividade integra o desafio proposto pela Conexão Lusófona de estimular o debate e a construção de conhecimento acerca das questões que envolvem a lusofonia, que vão muito além da língua que os países da CPLP compartilham.  Para além do professor Raphael Porto, também apoiaram o protejo a professora  Taís, o professor Nilton Soares e o Diretor do Grupo Lusófona no Brasil, o Engenheiro Montenegro Fiuza.

 

(Imagem: Conexão Lusófona)

 

Esperamos que para o próximo ano possamos dar mais passos nesse projeto, possibilitando novas descobertas e intercâmbios culturais entre os países membros da CPLP e seus jovens!

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.