Cabo VerdeCulturaPaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Projeto promove pesquisa musical em Timor-Leste e São Tomé e Príncipe

Entidades de quatro países lusófonos – Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – desenvolvem atualmente o projeto Música Tradicional, uma iniciativa para a valorização da música tradicional através do envolvimento das comunidades locais e do intercâmbio cultural.

Um dos objetivos fundamentais do projeto passa pelo maior conhecimento das práticas associadas à música tradicional, na medida em que disso depende a apropriação e a valorização deste patrimônio pelas atuais gerações. Com este propósito, os parceiros locais do projeto – Roça Mundo em São Tomé e Arte Moris em Timor – realizaram uma ação de pesquisa e registo sistemático de músicas tradicionais, para a melhor conhecer e preservar os instrumentos utilizados, os repertórios, os atores e as suas práticas culturais.

Os registros fotográficos e fonográficos decorreram, sobretudo, junto da população mais idosa, por forma a recolher um conhecimento que, por norma, é passado oralmente entre gerações. A Oficina da Courela, uma associação cultural com sede na Azaruja (Évora) e beneficiária do projecto, foi responsável pela concepção do modelo de investigação aplicado às pesquisas, além de colaborar na organização da informação compilada. Da ação, resultaram para já dois relatórios que podem ser consultados no site oficial do projeto. Posteriormente, os registros fonográficos serão editados em CD.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.