CulturaPaísesPortugalSociedade

Qual é a imagem que Hollywood tem e transmite de Portugal?

A Revista Sábado decidiu fazer uma compilação em vídeo de alguns (serão todos?) momentos em que Portugal, ou os portugueses, são retratados pela indústria de cinema de Hollywood, e os resultados… bem, não são nada famosos.

 

Há referências para todos os gostos, desde que os gostos passem por ridicularizar o país, obviamente. É que nenhuma delas é positiva. Bem, não é verdade, há uma, dos Sopranos, mas quase nem conta (quem raio quer ser bom a exterminar algo, ainda que sejam apenas insetos?).

 

Temos desde cenas onde o Portugal é simplesmente mencionado, como no caso do eterno clássico de 1942, Casablanca, a filmes onde os portugueses são descritos com expressões que nem nos atrevemos a reproduzir, como aconteceu numa cena de Mystic Pizza de 1988, ao verdadeiro show de stand up comedy feito por Julia Louis-Dreyfus (a Elaine Benes do Seinfeld) assente no estereótipo já comum de que “Portugal é Espanha” em The New Adventures of Old Christine, mas talvez nada seja tão medonho como as cenas em que Colin Firth (Love Actually) e John Travolta (Phenomenon) tentam falar português.

 

Enfim, um mar de tesourinhos, todos eles bem deprimentes que você não vai querer perder, mas depois vai querer esquecer, a bem da sua autoestima. A menos que, como dissemos lá em cima, os seus gostos passem mesmo por satirizar Portugal e os portugueses.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.