AngolaEconomiaOpiniãoPolíticaPortugal

OPINIÃO: Relação bambu

Leya

 

Em primeira mão quero felicitar a CPLP pelos seus 20 anos, apenas 21 anos passados da independência das colónias africanas, conseguiu apesar de ser apenas uma organização fazer cooperar instituições, povos e políticas em todas as áreas, assente na língua portuguesa com quase 300 milhões de falantes.

 

Nos últimos anos a relação Portugal-Angola tem sofrido “ataques” de várias áreas, a bancária com o caso BPI, diplomática/judicial com o caso dos 13 ativistas, e do vice-presidente de Angola investigado e, comercial devido a falta de divisas resultante da crise do preço do petróleo. É importante perceber, como toda a complexa rede de articulações entre os dois países, reagiu aos “inputs” negativos. No final do ano passado comemoraram-se os 40 anos da independência de Angola. A relação diplomática entre os dois países, não começou bem, com Portugal a demorar três meses a reconhecer a independência do país e quase dois anos para o embaixador português apresentar as suas credenciais a Agostinho Neto.

 

As relações abrangem hoje todas as esferas, com ênfase nas questões comerciais, económicas e financeiras. Angola é dos países com mais desigualdade e com o índice de desenvolvimento humano mais baixo no mundo, 147º lugar, enquanto na vida real, a pressão demográfica, transformação de terrenos agrícolas, em terreno imobiliário, a produção nacional está muito abaixo da necessidade. O que obriga à importação de produtos finalizados, o que aumenta o desemprego, situação agravada pela crise. Desde o seu início, os produtos básicos subiram em torno dos 10% (diz Marco dono da cadeia de supermercados Ponto Alimentar). Ex: um cabaz básico de leite em pó, frango, farinha de soja, arroz, feijão, açúcar, óleo, vinagre, sabão, custa 50 euros. Segundo o Banco Mundial em 2009, 70% da população vivia com menos de 2 euros dia, portanto este cabaz teria de durar 1 mês. Muitos dos produtos são importados de Portugal, o que acrescentando o transportes e taxas chegam a custar o dobro do que em Portugal. Esta realidade é resultado entre outras variáveis da atual conjuntura de crise do preço do petróleo nos mercados internacionais.

 

Em Angola, a produção de petróleo atingiu em 2008, 2 milhões de barris dia, e atualmente representa 95% das exportações nacionais, 75% da receita fiscal, e mais de 50% do PIB, a queda do preço de petróleo da casa dos 80, para os 40 dólares, fez baixar a perspetiva de crescimento de 9,2% (números do governo) para 3,5% (FMI). Existem várias razões para a descida do preço nos mercados internacionais, entre elas a, ascensão dos EUA como produtor (através do petróleo de xisto), aumento da produção Iraquiana, o regresso do Irão (fim das sanções), descoberta de mais petróleo no Brasil, o facto Arabia Saudita não abdicar da sua cota, medo do abrandamento chinês (agências sentem a economia a desacelerar). Inverno quente no hemisfério norte e o mau funcionamento do cartel OPEP, que se reuniu em Junho e apesar do valor do barril rondar por esses dias os 48 dólares, não foi tomada qualquer medida para inverter a situação. É claro para o governo a necessidade de diversificar a economia, mas 27 anos de guerra civil, destruíram estradas, redes de transportes, distribuição de água e saneamento, o FMI prevê também um crescimento da dívida de 14% para os 56% do PIB, e critica o orçamento angolano assente em perfectivas demasiado otimistas do preço do petróleo.

 

No entanto, o governo angolano já delineou um espécie de plano de ação das áreas a intervir, minas e agricultura, na qual angola era autossuficiente antes da guerra, mas hoje representa apenas 8% PIB, bem como de modo mais geral, a proteção do que já existe, reforço da capacitação (formação), estabilidade política e de impostos. Como já foi referido, as relações entre Portugal e Angola, têm sofrido, reveses, nos últimos anos, desde a prisão dos 13 ativistas, em que a sociedade civil, e forças políticas (não presentes no governo) criticaram e questionaram, tanto a prisão como o respeito dos valores democráticos em Angola, ao qual a Angola respondeu, dizendo que Portugal tem ainda resquícios de colonialismo, o caso BPI, em que a aprovação de um decreto-lei, que acabou com a blindagem de estatutos na banca, e na verdade retirou poder a Isabel dos Santos, na contenda com o Caixa Bank, a questão do vice-presidente investigado por corrupção ativa, ao que se junta as questões económicas, da falta de divisas, e falta de pagamento a empresas nacionais e queda nas importações, tudo isto agride as relações Portugal-Angola.

 

Portugal é o maior exportador para Angola, que representava o 4º maior parceiro português em 2014 com 4743 milhões de euros, em 2015 passou para 6º com 3457 Milhões, e em 2016 deve cair para 9º. As importações angolanas caíram 23,4% no total, sendo que 9 mil empresas exportam para Angola, 13 mil estão em território angolano, e 200.000 portugueses trabalharam nesse país. Em 2015, 76% do trabalho construtor português era realizado em África, e em Angola o investimento português incide principalmente nas áreas da alimentação, construção e transportes.

 

Mas para Portugal esta crise tem aspetos tanto positivos como negativos, empresas, Estado, família, energia mais barata, e como Portugal depende muito da energia exterior 3,5% do PIB, Paulo Carvalho, (economista chefe, do BPI) pensa que com os valores atuais do petróleo a fatura pode descer para 1%, do lado negativo, temos o investimento feito pela Galp no Brasil que, só terá retorno se o preço por barril não baixar dos 46 dólares, bem como a questão já vista dos construtores em Angola. Ambas as partes parecem concordar na força das relações entre os dois, o embaixador angolano, José Barrica, disse no final de 2014 aquando dos escândalos envolvendo o vice-presidente angolano e o chefe de comunicações do presidente, afirmou que que está a ser feito um trabalho silencioso, “para melhorar a relação entre os dois países…” enfatizando, que os dois tem relações políticas e económicas mas também de afetos, uma relação de interdependência, “nas organizações, nas famílias, entre irmãos há zangas…”.

 

Aquando da comemoração dos 40 anos da independência de angola, o secretário de estado, (do anterior executivo) mais uma vez enfatizou as relações “muito densas” e “muito úteis”, visão apoiada pelo presidente angolano, que coloca fé nas relações, de amizade já existentes “dando cada vez menos espaço ao saudosismo e ao espírito de vingança e de reconquista de pessoas de má-fé”. Em Abril deste ano, Santos Silva, disse que as relações Portugal-Angola, são muito profundas para enfraquecerem por causa de casos como BPI, as “relações de cooperação entre Portugal, e Angola são muito boas e têm margem para progredir”.

 

Portugal e Angola são países com uma relação especial, particularmente após a independência de Angola na qual logo em 1975 foi aprovado um decreto-lei, em que o Artigo: 1.2 do Decreto-Lei nº 308-A/75, de 24 de Junho, refere que os descendentes de portuguese até terceiro grau têm acesso à nacionalidade. A relação, bebeu das proximidades familiares e de amizades mantidas apesar da guerra e do regime, com o passar do anos estendeu o seus tentáculos para outros campos, e em 1996 a CPLP veio cimentar a relação com o mecanismo institucional, e nas últimas décadas o que mais tem crescido são as relações económicas. Os países dependem um do outro, no caso português para investir e exportar, no caso de angola para importar, esta relação, como o “bambu” -abana dobra mas não quebra, porque está assente nas relações humanas, de compreensão e amizade apesar do passado histórico, ao contrário por exemplo da União Europeia, que pensa que poder criar uma relação sólida entre povos, tendo como ponto de partida as relações económicas.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.