BrasilCulturaPaíses

Rio é fotografado do espaço para a criação do maior GIF do mundo 

(Imagem: Divulgação)

Arte, tecnologia e criatividade. Esses foram os principais elementos de um projeto artístico ousado produzido pelo artista britânico INSA: criar o maior GIF animado do mundo.

INSA é o criador do GIF-iti, modalidade que é uma junção da animação do GIF com a arte urbana do graffiti. Para criar um GIF-iti é preciso muita tinta e paciência, já que cada “frame” é desenhado do zero, sobreposto ao desenho anterior. Em seguida, basta fotografar cada imagem e criar, finalmente, o GIF.

O Brasil foi o local escolhido pelo artista, visto que o país já serviu de inspiração para muitas de suas obras. A Marina da Glória, no Rio de Janeiro, serviu de cenário para a realização do projeto.

– Essa foi uma das ideias mais grandiosas que eu já tive. Digo isso, porque não é só tirar uma foto de uma pintura no chão, mas esse desenho tem que ser grande o suficiente para que ele possa ser visto do espaço. Para isso, nós contratamos um satélite que está a mais de seis mil quilômetros de distância. Estou muito empolgado com esse trabalho – , afirma o artista no vídeo.


GIF mostra o resultado final (Imagem: Divulgação)

São 57 mil metros quadrados de obra de arte animada, pintada no chão em quatro etapas ao longo de quatro dias de trabalho. Uma sequência de corações – traço característico da obra de INSA – foi a gravura escolhida para estampar a pintura em solo carioca. Uma equipe com 15 pintores locais auxiliaram o artista na obra.

Captar imagens de uma obra tão grande em alta resolução foi o maior desafio técnico do projeto. A solução veio da Airbus, que forneceu o par de satélites “Pleiades”, capazes de fotografar uma imagem a 100km em qualquer lugar do mundo com uma resolução de um pixel por 50cm2. O painel ao ar livre foi capturado via satélite e passou a ter movimento depois de ser tratado pelo grafiteiro no seu estúdio em Londres.

O desafio foi bancado pelo whisky Ballantine’s, que apresenta na sua página de Facebook o resultado, com o documentário “INSA’s Space GIF-iti“. Essa é uma ação da série de parcerias entre a empresa e artistas que tiveram sua arte reconhecida ao redor do planeta.

Assista abaixo ao documentário “O GIF-iti espacial de INSA”:

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.