Uncategorized

Saiba como são produzidas as bolas de futebol da Copa 2014

Sabias que as bolas que serão usadas no Mundial de Futebol no Brasil vêm do Paquistão?

Reportagem mostra o processo de produção das bolas do Mundial (FOTO: www.theweek.com / Reprodução)
Reportagem mostra o processo de produção das bolas do Mundial (FOTO: www.theweek.com / Reprodução)

Um artigo publicado no site The Week mostra a rotina das funcionárias da fábrica e os detalhes da produção.

A brazuca (como é chamada a bola da Copa) é produzida numa fábrica de Sialkot, no Paquistão. A mesma fábrica produz bolas para outros campeonatos importantes, como a Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Campeonato Francês.

Segundo o site oficial do Mundial, em dois anos e meio, a brazuca passou por mais de 600 jogadores e ex-jogadores de primeira classe, como Iker Casillas, Daniel Alves, Lionel Messi, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane, além de 30 equipes em dez países de três continentes. A bola também foi usada na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA deste ano, ainda que com um design diferente, e em um amistoso entre Suécia e Argentina em fevereiro.

As cores e o design da brazuca simbolizam as tradicionais fitinhas multicoloridas utilizadas no país quando os brasileiros querem que um desejo se realize, além de refletir a vibração e a diversão do futebol pentacampeão do mundo. Ela tem uma inovação estrutural, com uma simetria única de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, proporcionando melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.