MoçambiquePolíticaTimor-Leste

Samora Machel vai ser condecorado a título póstumo em Timor-Leste

Leya

 

Numa cerimónia prevista para o dia 20 de Maio, Samora Machel vai ser condecorado, a título póstumo, pelo Presidente da República timorense com o Grande-Colar da Ordem de Timor-Leste.

 

A condecoração destaca o papel de Samora Machel como “e verdadeiro irmão do povo timorense” e alguém que desde o início “ficou sensibilizado com a causa do povo timorense e manifestou decisivamente o apoio total de Moçambique à luta do povo timorense”.

 

Adicionalmente, a Ordem de Timor-Leste pretende demonstrar o reconhecimento de Timor-Leste por aqueles, nacionais e estrangeiros, que, na sua atividade profissional, social ou, mesmo, num ato espontâneo de heroicidade ou altruísmo, tenham contribuído significativamente em benefício de Timor-Leste, dos timorenses ou da humanidade”.

 

Para além de Machel, a lista de condecorados este ano inclui vários portugueses e australianos, um jornalista norte-americano. A título póstumo, vão ser condecorados os jornalistas Brian Peters, um dos cinco jornalistas mortos em Balibo em outubro de 1975, e Kevin Sherlock, o documentalista apaixonado por Timor-Leste e que reuniu, até à sua morte, um dos maiores arquivos sobre o país, nomeadamente do período de colonização portuguesa.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.