BrasilSociedade

Segundo estudo, brasileiros são o 3º povo mais alienado em relação à sua própria realidade

Os países mais alienados do mundo em relação à sua própria realidade foram revelados em uma nova pesquisa, que mostra o quão errados todos nós podemos estar sobre o que acontece à nossa volta.

 

O estudo, denominado “Perils of Perception” (“perigos da percepção”, em tradução livre), mostra que muitas pessoas não têm conhecimento de fatos básicos sobre questões como a desigualdade, a imigração e a obesidade.

 

A pesquisa, realizada pela Ipsos MORI, utilizou os dados demográficos de cada um dos 33 países envolvidos no estudo e questionou as pessoas sobre eles. publicada seus últimos resultados esta semana. O país mais “inconsciente” foi o México, seguido pela Índia e pelo Brasil em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

 

As origens multiculturais do país se refletem claramente na percepção dos brasileiros quando o assunto é imigração. No topo dos países que superestimaram este quesito, os resultados mostraram que os entrevistados pensam que um quarto (25%) da população brasileira é imigrante, quando na realidade, o valor é de 0,3%.

 

Antes de conferir os outros resultados brasileiros, teste se você está por dentro do que se passa no país:

 


 

QUIZ: Teste seus conhecimentos sobre a realidade brasileira

 

 

Você sabe quantas pessoas estão com sobrepeso ou obesas no Brasil?

Ou qual é a proporção de pessoas que têm acesso à internet em casa?

Faça o teste e veja se você está por dentro do que se passa com a população brasileira.

 

(Fonte: "Perils of Perception", Ipsos MORI)

quizquest1

De cada 100 pessoas no Brasil, quantas você acha que têm acesso à internet em casa, pelo computador ou pelo celular?
quizquest2

De cada 100 brasileiros, quantos não têm religião - ou seja, identificam-se como ateus, agnósticos ou não se identificam com nenhuma religião?
quizquest3

Qual é a idade média dos brasileiros?
quizquest4

De cada 100 mulheres em idade laboral no Brasil, quantas você acha que estão empregadas?
quizquest5

Os 1% mais ricos da nação concentram que percentual da riqueza do país?
quizquest7

De cada 100 brasileiros com 20 anos ou mais, quantos você acha que têm sobrepeso ou estão obesos?
quizquest8

Quantos % dos representantes políticos no Brasil são mulheres?
quizquest9

Qual é a percentagem de brasileiros que vivem numa área rural, ou seja, fora de uma grande metrópole ou cidade?
quizquest10

Quantos % da população brasileira você acha que são imigrantes - ou seja, não nasceram no Brasil?

Clique em "ver o resultado" para saber o seu desempenho 🙂



 

 

 

 


Os brasileiros também superestimaram bastante os quesitos relacionados à idade da população: ao mesmo tempo que apontaram uma idade média da população 25 anos mais velha que a realidade (56 anos de idade, quando a média real é de 31 anos), o Brasil também lidera a lista de países que superestimaram os números quando o assunto é a percentagem da população com 14 anos ou menos (os entrevistados apontaram 39%, quando na verdade as crianças representam 24% da população).

 

Quando o assunto é igualdade de gênero na política, os brasileiros foram otimistas e superestimaram o número real em 8% (apontaram que 18% dos políticos brasileiros são mulheres quando na verdade o número é de 10%).

 

O Brasil foi um dos poucos países participantes que subestimou a quantidade de riqueza acumulada pelos 1% mais rico da população do país: a média dos entrevistados acredita que os mais ricos detêm 40% da riqueza do país, quando na verdade o número real é de 48%.

 

A obesidade também foi outra questão que os brasileiros têm uma percepção fora da realidade, para menos. Em média, os inquiridos pensam que apenas 47% das pessoas estão acima do peso no país, mas o número real é mais do que a metade: 56%.

 

Quando o assunto é religião, os entrevistados erraram feio. A média das respostas ficou 27% acima do real número de pessoas no país que não têm uma religião. Enquanto os inquiridos acreditam que 35% da população brasileira declara-se ateu, agnóstico, ou não se identifica com nenhuma religião, na verdade, os dados oficiais apontam para apenas 8%.

 

Leya

Previous post

Evento NOVOS CIDADÃOS é já este domingo com entrada livre!

Next post

Saiba quais são os 20 melhores anúncios deste século

4 Comments

  1. José Santos
    27 Julho, 2017 at 13:51 — Responder

    Não precisa nem falar que é um estudo Britânico feito para colocá-los no umbigo do universo e animalizar e ridicularizar os outros povos, como de costume.

  2. Zé ninguém.
    28 Dezembro, 2017 at 13:38 — Responder

    Sério que essa foi a grande pesquisa? Engraçado que as respostas dadas pelos entrevistados deveriam ser de acordo com as pesquisas. Conheci muitos “pesquisadores” que “chutavam” números. Então quem estaria certo? E como o amigo falou, um “estudo” britânico, não precisa nem falar que a merda vai toda para o países mais pobres né? Especialistas, cientistas, estudiosos e etc. Os donos da verdade.

  3. jus
    10 Abril, 2018 at 13:16 — Responder

    Brasileiro é idiota, o mundo todo sabe

  4. Piso
    26 Maio, 2018 at 15:59 — Responder

    Acertei 4, mas acertei sem saber, pois não sabia nenhuma resposta.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *